Regime de Recuperação Fiscal
Nos últimos anos, decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) impediram a execução das contragarantias de vários estados em dificuldade financeira. Posteriormente, a corte mediou negociações para a inclusão ou a continuidade de governos estaduais no regime de recuperação fiscal (RRF), que prevê o parcelamento e o escalonamento das dívidas com a União em troca de um plano de ajuste de gastos. Nos últimos anos, Goiás, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul fecharam acordos com o governo federal.
No início da pandemia de covid-19, a corte concedeu liminar para suspender a execução de garantias em diversos estados. Algumas contragarantias de Minas Gerais também não foram executadas por causa de liminares concedidas pelo STF.
Fonte:https://agenciabrasil.ebc.com.br/economia/noticia/2023-03/uniao-pagou-r-134-bilhao-de-dividas-de-estados-em-fevereiro
Considerando que o texto acima tem apenas caráter motivador, redija um texto dissertativo, de acordo com a Lei Complementar nº 159/2017, que aborde os tópicos seguintes:
- Cite quais são os requisitos para o estado estar habilitado para aderir ao regime de recuperação fiscal.
- Cite a composição e os requisitos dos membros do Conselho de Supervisão.
- Mencione as situações que configurem inadimplência com as obrigações do plano.
- Indique quais situações que encerram e/ou extinguem o regime de recuperação fiscal.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



