Utilize o texto a seguir como motivador para a produção de sua redação. Não o copie.
A indústria da desinformação: novas formas de resistência
A internet completou 30 anos em 2019 e, desde sua invenção, a vida em sociedade mudou em muitos aspectos. A Web possibilitou a aproximação entre pessoas, expandiu o acesso ao conhecimento em uma escala sem precedentes e diminuiu as barreiras de comunicação entre bilhões de pessoas em todo o mundo. Essas características nos levaram a pensar a internet como um espaço de liberdade e como uma tecnologia revolucionária. Entretanto, “estar on-line” não significa apenas usufruir do potencial da tecnologia para encurtar o tempo, o espaço e o acesso à informação, mas também encarar seus efeitos nocivos, – como é o caso das chamadas fake news. Atualmente, as campanhas de desinformação desafiam todas as instituições políticas e sociais no mundo, e nenhum país está imune. A desinformação tem sido usada como estratégia, não só no contexto de eleições, mas como ferramenta de governança, em “operações de influência” e como estratégia de propaganda em massa.
Santini, R. Marie. A indústria da desinformação: novas formas de resistência. Disponível em: Publicações. Acesso em:
15 out. 2022. Adaptado.
O texto discute os efeitos benéficos e prejudiciais da internet. Considerando os aspectos apresentados, elabore um texto dissertativo-argumentativo em que você discuta o tema a seguir.
A internet atualmente é fonte de informação ou de desinformação?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
TEXTO I
Ainda hoje existe racismo?
Sim. Por mais que as leis garantam a igualdade entre os povos, o racismo é um processo histórico que modela a sociedade até hoje. Uma prova disso é o contraste explícito entre o perfil da população brasileira e sua representatividade no Congresso. Enquanto a maior parte dos habitantes é negra (54%), quase todos (96%) os parlamentares são brancos. Outro dado relevante da violência contra a população negra é que a cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no Brasil.
Por que o racismo é estrutural?
Essa estrutura social que possibilitou a manutenção do racismo ao longo da história, inclusive do Brasil, pode ser contada a partir das próprias leis do país …
A história mostra a longa caminhada das brasileiras para se emanciparem politicamente. Somente em maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, as mulheres, pela primeira vez e em âmbito nacional, conquistaram o direito de votar e serem votadas. E foi apenas na Constituição Federal de 1988 que passaram a ser vistas como iguais aos homens. Em 2018, o Tribunal Superior Eleitoral determinou aos partidos políticos a obrigatoriedade de reservar pelo menos 30% dos recursos do fundo eleitoral para as candidatas. Tivemos mais mulheres eleitas, mas não o suficiente para o equilíbrio de gêneros.
Renata Abreu. A Reforma Eleitoral deve incluir cota de gênero nas cadeiras
do Congresso…
Texto 1
Constituição da República Federativa do Brasil de 1988
DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS
Art. 3o Constituem objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil:
I – construir uma sociedade livre, justa e solidária;
II – garantir o desenvolvimento nacional;
III – erradicar a pobreza e a marginalização e reduzir as desigualdades sociais e regionais;
IV – promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação.
DA ORDEM SOCIAL
CAPÍTULO III – DA EDUCAÇÃO, DA CULTURA E DO DESPORTO
SEÇÃO I – DA EDUCAÇÃO
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e inc…



