Utilize o texto a seguir como motivador para a produção de sua redação. Não o copie.
Inclusão financeira versus inclusão bancária
De acordo com definição do Banco Central, inclusão financeira seria o “estado no qual toda a população tenha acesso e faça uso, de maneira simples, equilibrada e consciente, de serviços financeiros que tragam ganhos de bem-estar ao cidadão, de maneira conveniente e por preços acessíveis”.
Já inclusão bancária, ou bancarização, refere-se ao ingresso das pessoas no sistema de bancos formal ao abrir uma conta em agência física ou digital.
Todavia, engana-se aquele que acredita que os dois termos são sinônimos, já que a bancarização não garante a inclusão financeira, e vice-versa.
Uma parcela considerável de clientes não utiliza os serviços financeiros oferecidos pelo banco, como investimentos, ou sequer mantém a conta ativa com movimentações. O contrário também ocorre quando produtos financeiros são ofertados à população sem nenhuma exigência de abertura de conta bancária, como é o caso de algumas fintechs ao proporcionarem empréstimos aos desbancarizados.
Devemos levar em consideração que, segundo dados do BC, até 2018, 29% da população ainda recebia o salário em dinheiro em espécie, sendo que 60% das pessoas ainda realizam atualmente pagamentos em dinheiro com maior frequência se comparado com cartão de débito, crédito, débito automático, transferência eletrônica, boletos e outros meios. Ou seja, ainda se mostra longo o caminho para efetivar a acessibilidade do mundo financeiro, uma vez que, por mais que este já apresente uma gama de produtos variados, ainda não insere a camada populacional mais desfavorecida.
ARIDA, J. Auxílio emergencial: inclusão financeira ou inclusão bancária no Brasil. Disponível em: https://www.clp.org.br.
Acesso em: 12 dez. 2022. Adaptado.
O texto apresenta alguns dados sobre inclusão – bancária e financeira – no Brasil. Considerando a relação entre esses conceitos e a questão da cidadania, elabore um texto dissertativo-argumentativo, em que você discuta o seguinte tema:
Como é possível garantir o acesso à cidadania a milhões de pessoas desbancarizadas?
Justifique sua posição com argumentos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
“Financeirização” da pobreza
Espera-se, contudo, poder mostrar como as relações entre consumo, poupança e crédito não são mais as mesmas e nem envolvem os mesmos processos. Aqui, parte-se do argumento que o ponto de inflexão que permitiu uma alteração significativa no jogo de relações no interior do qual as práticas populares de consumo se estruturam consiste na proliferação dos mecanismos de crédito.
Há também que se levar em consideração uma série de fatores econômicos específicos situados em planos mais globais. Trata-se, primeiramente, da expansão do mercado de crédito, que partiu da estabilização da economia e do sistema financeiro brasileiros. A chegada do plano Real e o fim da…
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) se voltam a orientar a ação global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. Os 17 objetivos oferecem uma visão compartilhada de um futuro promissor e fornecem um roteiro para orientar políticas, programas e investimentos em direção a esse objetivo comum. No Brasil, a ONU está implementando 300 atividades-chave, com 188,3 milhões de dólares em recursos, em diferentes localidades, de forma a contribuir para que se atinja a Agenda 2030 no país.
Gráfico 1: Recursos Investidos pela ONU em 2024

A Ag…
Texto 1
A escolaridade alcançada pelos indivíduos se constitui num elemento fundamental a fim de explicar as variações encontradas em termos de status ocupacional, rendimentos e outros resultados obtidos no mercado de trabalho […]. Indivíduos que acumularam mais anos de estudo concluídos, chegando aos níveis mais elevados de escolaridade, tendem a alcançar ocupações de mais prestígio, retorno financeiro e estabilidade […].
Um dos fenômenos mais marcantes ocorridos na sociedade brasileira ao longo das últimas décadas é a formidável – porém tardia e ainda muito deficiente em termos de qualidade – expansão educacional, com a crescente elevação do nível de instrução da população.
Ao mesmo temp…



