Utilize o texto a seguir como motivador para a produção de sua redação. Não o copie.
Inclusão financeira versus inclusão bancária
De acordo com definição do Banco Central, inclusão financeira seria o “estado no qual toda a população tenha acesso e faça uso, de maneira simples, equilibrada e consciente, de serviços financeiros que tragam ganhos de bem-estar ao cidadão, de maneira conveniente e por preços acessíveis”.
Já inclusão bancária, ou bancarização, refere-se ao ingresso das pessoas no sistema de bancos formal ao abrir uma conta em agência física ou digital.
Todavia, engana-se aquele que acredita que os dois termos são sinônimos, já que a bancarização não garante a inclusão financeira, e vice-versa.
Uma parcela considerável de clientes não utiliza os serviços financeiros oferecidos pelo banco, como investimentos, ou sequer mantém a conta ativa com movimentações. O contrário também ocorre quando produtos financeiros são ofertados à população sem nenhuma exigência de abertura de conta bancária, como é o caso de algumas fintechs ao proporcionarem empréstimos aos desbancarizados.
Devemos levar em consideração que, segundo dados do BC, até 2018, 29% da população ainda recebia o salário em dinheiro em espécie, sendo que 60% das pessoas ainda realizam atualmente pagamentos em dinheiro com maior frequência se comparado com cartão de débito, crédito, débito automático, transferência eletrônica, boletos e outros meios. Ou seja, ainda se mostra longo o caminho para efetivar a acessibilidade do mundo financeiro, uma vez que, por mais que este já apresente uma gama de produtos variados, ainda não insere a camada populacional mais desfavorecida.
ARIDA, J. Auxílio emergencial: inclusão financeira ou inclusão bancária no Brasil. Disponível em: https://www.clp.org.br.
Acesso em: 12 dez. 2022. Adaptado.
O texto apresenta alguns dados sobre inclusão – bancária e financeira – no Brasil. Considerando a relação entre esses conceitos e a questão da cidadania, elabore um texto dissertativo-argumentativo, em que você discuta o seguinte tema:
Como é possível garantir o acesso à cidadania a milhões de pessoas desbancarizadas?
Justifique sua posição com argumentos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O termo minoria refere-se, na sociologia, a grupos sociais historicamente excluídos do processo de garantia dos direitos básicos por questões étnicas, de origem, por questões financeiras e por questões de gênero e sexualidade. Também podem entrar no conceito pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social, como idosos e portadores de necessidades especiais.
Historicamente, os grupos minoritários são aqueles que, por algum motivo, geralmente ligado ao preconceito de cor, classe social ou gênero, ficaram excluídos da sociedade, marginalizados, e não tiveram a plenitude de seus direitos básicos garantidos. Nesse sentido, podemos colocar a população LGBTQIAPN+.
Acerca dessa temáti…
Texto I
“Financeirização” da pobreza
Espera-se, contudo, poder mostrar como as relações entre consumo, poupança e crédito não são mais as mesmas e nem envolvem os mesmos processos. Aqui, parte-se do argumento que o ponto de inflexão que permitiu uma alteração significativa no jogo de relações no interior do qual as práticas populares de consumo se estruturam consiste na proliferação dos mecanismos de crédito.
Há também que se levar em consideração uma série de fatores econômicos específicos situados em planos mais globais. Trata-se, primeiramente, da expansão do mercado de crédito, que partiu da estabilização da economia e do sistema financeiro brasileiros. A chegada do plano Real e o fim da…
A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, também conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, é uma legislação abrangente que visa assegurar os direitos das pessoas com deficiência e promover a inclusão social. Alguns dos principais pontos de discussão relacionados à sua aplicação incluem a acessibilidade e a educação inclusiva.
Além disso, a falta de recursos, a infraestrutura inadequada e a escassez de profissionais treinados são obstáculos que comprometem a eficácia dessas iniciativas. Outro aspecto importante é que a conscientização e a mudança de mentalidade são necessárias para superar o estigma social e garantir a inclu…



