Sefaz-MT investe R$ 6 milhões em tecnologia da informação
A Secretaria de Fazenda de Mato Grosso está ampliando a capacidade de armazenamento de banco de dados. Para isso, foram investidos mais de R$ 6 milhões para que a disposição dos equipamentos utilizados atualmente seja triplicada, o que trará mais segurança às informações dos contribuintes. A solução utilizada pela Sefaz-MT é o Oracle Exadata, um conjunto de equipamentos servidores e software especializado em processamento e armazenamento de banco de dados de altíssima performance para o processamento de informações. O investimento em Tecnologia da Informação possibilitará a diminuição de quedas nos sistemas fazendários e garantirá maior disponibilidade nos serviços prestados ao contribuinte pela internet, tais como emissão de Guia de IPVA, autorização de Nota Fiscal Eletrônica (NFe e NFCe) e Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe), emissão de Certidão Negativa, e melhoria na comunicação entre Sefaz e Detran para a emissão de documentos de licenciamento, por exemplo.
Acessado de https://www5.sefaz.mt.gov.br/-/sefaz-investe-r-6-milhoes-em-tecnologia-da-informacao em 04 de abril de 2023.
Considerando a contratação presente na reportagem disponibilizada no Portal da SEFAZ-MT, elabore um texto discorrendo sobre:
- 4 fatores que podem ocasionar quedas nos sistemas fazendários disponibilizados pela Sefaz-MT;
- como o Oracle Exadata pode auxiliar a Sefaz-MT em empreender mais segurança às informações dos contribuintes; e
- como o mecanismo de assinatura digital visa garantir o não-repúdio, característica fundamental para a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas (NFe).
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere a topologia de uma rede ilustrada no diagrama e suas respectivas características listadas a seguir.

1. Os comutadores dessa rede atuam apenas na camada de enlace;
2. Os computadores das três localidades se comunicam entre si;
3. O roteador X se conecta aos roteadores Y e Z através das interfaces 0 e 1, respectivamente;
4. O endereço IP da interface 0 do roteador X é 10.0.0.1/30;
5. O endereço IP da interface 1 do roteador X é 20.0.0.2/30;
6. Cada interface do roteador que se conecta a um comutador foi configurada com o primeiro endereço disponível da sub-rede;
7. A rede disponível para endereçamento é 192.168.0.0/24; e
8. A distribuição da quantidade de endereços IP necessária par…
A álgebra da segurança
Vencedor do Grande Prêmio de Teses, matemático investiga a existência e a concepção de polinômios adequados para implementação de sistemas de criptografia
A criptografia estuda a construção de algoritmos matemáticos que codifica dados enviados pelo usuário em algum meio digital de comunicação, a fim de que essas informações só possam ser lidas pelo seu destinatário. É utilizada, por exemplo, com o intuito de evitar roubos de dados ou de senhas em navegadores de internet, sistemas de cartões de crédito, aplicativos de bancos ou de mensagens.
“Embaralhando seu conteúdo, a criptografia reforça a segurança de uma mensagem ou um arquivo contra invasores”, explica o matemáti…
Ataques de ransomware crescem e estimulam busca por segurança para armazenamento de dados
Solução desenvolvida pela Huawei é a primeira certificada com o mais alto nível do NIST Cybersecurity Framework na China
Por Huawei, 03/01/2023
Um dos grandes dilemas das empresas e organizações governamentais na atualidade é a proteção ao ransomware, um tipo de software malicioso (ou malware) que impede o acesso ao sistema de um computador e/ou criptografa seus dados, tornando-o inutilizável. Depois de infectar os sistemas, o autor do ataque exige o pagamento de um resgate (“ransom”, em inglês) para devolver o acesso e controle das informações e/ou descriptografar os dados.
De acordo com um…



