No âmbito de uma auditoria em um Programa Estadual de Políticas Públicas de Assistência Social, foram verificados os seguintes achados:
I) o planejamento da política está sendo desrespeitado;
II) não existe controle da alocação dos recursos;
III) está havendo desvios de recursos para atender interesses políticos;
IV) o programa já está chegando à sua fase final e o seu objetivo não está sendo alcançado.
Para chegar a esses achados, a equipe aplicou algumas metodologias de avaliação de políticas públicas.
Com referência à situação hipotética descrita anteriormente, elabore um texto, no qual deve, necessariamente, discorrer sobre o que se pede a seguir:
- Cite e descreva 2 tipos de avaliação de Políticas Públicas que podem ter sido utilizadas para chegar à conclusão dos itens I, II e III (avaliações sobre o planejamento e execução da política).
- Cite e descreva 2 tipos de avaliação de Políticas Públicas que que podem ter sido utilizadas para chegar à conclusão do item IV (Avaliações acerca do alcance dos objetivos da política).
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A prestação dos serviços pelos órgãos públicos é considerada, por grande parte da população, como muito lenta e de baixa qualidade, como são os casos de órgãos prestadores de serviços nas áreas de saúde e justiça.
Durante uma auditoria operacional na Secretaria de Estado de Saúde (SES) para avaliar a excelência dos serviços prestados, a equipe apurou que, ao final de todo atendimento pela área de emergência, é disponibilizada uma pesquisa de satisfação.
Apurou-se que, em 2021, 95% dos usuários do serviço alegaram que o serviço e lento e muito burocrático, o que gerou um atendimento de má qualidade.
Após se questionado pela equipe de auditoria, o responsável para área de emergência alegou q…
O Decreto no 9.203, de 2017, apresenta uma lista sintética de princípios e diretrizes de governança, definida a partir: i) das recomendações mais atuais de organizações internacionais
especializadas no tema, em especial a OCDE e o Banco Mundial; ii) de referenciais de governança do Tribunal de Contas da União; e iii) de uma revisão da literatura especializada. A indicação de elementos abertos para auxiliar a atuação pública faz parte da tradição normativa brasileira. É o caso, por exemplo, dos princípios constitucionais que orientam a atividade administrativa – legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Apesar de difundida, a aplicação desses princípios nem sempre perm…
A gestão da cadeia de suprimentos e a logística reversa são temas centrais para organizações modernas que buscam eficiência operacional, sustentabilidade e responsabilidade socioambiental.
Considerando o contexto da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), discorra sobre a importância da integração da cadeia de suprimentos e das práticas de logística reversa no âmbito da administração pública, destacando seus impactos na otimização de processos, na redução de custos e no fortalecimento das políticas públicas de sustentabilidade.



