Ana deixou de recolher no prazo legal o Imposto Causa Mortis e Doação de Quaisquer Bens ou Direitos (ITCD) em razão do recebimento do quinhão hereditário transmitido pelo espólio, falecido no ano de 2021.
O Fisco de Minas Gerais iniciou uma ação fiscal para a cobrança do ITCD.
A irregularidade foi verificada mediante a conferência de declaração de bens e direitos apresentada ao Fisco de Minas Gerais após intimação realizada em processo fiscal regular.
Ana relatou que não concordava com o valor avaliado pela Fazenda e, consequentemente, da base de cálculo do ITCD. Informa que imóveis semelhantes foram comercializados por montante inferiores aos valores avaliados pela Fazenda Estadual. Assim, anexou avaliação de imóveis realizada por profissionais técnicos da área imobiliária. Alegaram que a base de cálculo utilizada pelo Fisco Estadual era superior a base de cálculo do Imposto sobre a Propriedade e Territorial Urbana (IPTU) determinada pelo Fisco Municipal.
Em contrapartida, o Fisco constatou que os valores venais constantes nas guias do Imposto sobre a Propriedade e Territorial Urbana (IPTU) não correspondiam à realidade mercadológica, pois, por questões sociais, o valor era subavaliado, por se tratar de um imposto de incidência anual.
Com base na Lei 14.941, de 29 de dezembro de 2003, que dispõe sobre o ITCD e considerando a situação narrada acima, responda de maneira justificada aos seguintes questionamentos:
- Cite o prazo para o pagamento do ITCD na situação narrada. Responda se pode ser cobrada multa pelo não pagamento do imposto. Explique.
- A argumentação da herdeira acerca do valor avaliado pelo Fisco para o cálculo do ITCD merece prosperar? Explique.
- Caso o valor do ITCD fosse recolhido no prazo legal, qual o limite máximo de desconto que o Poder Executivo poderia conceder? Explique se o sujeito passivo poderia perder esse desconto, apresentando, se for o caso, em quais situações.
- A divergência da declaração apresentada por Ana e a avaliação do Fisco poderá ser considerada como declaração falsa? Explique.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A empresa Alfa Indústria S/A, localizada no Paraná e atuante no setor de componentes eletrônicos, adquiriu insumos para produção e bens destinados ao ativo permanente. No período de apuração do ICMS, a empresa pretende utilizar créditos referentes a essas aquisições, porém há dúvidas sobre as condições necessárias para esse aproveitamento.
Além disso, a empresa adquiriu, em 01 de maio de 2024, uma máquina industrial pelo valor de R$ 480.000,00, com ICMS destacado na nota fiscal e alíquota de ICMS de 19,5%. Contudo, por questões logísticas, a máquina apenas entrou fisicamente no estabelecimento em 01 de junho de 2024. No mês de junho, a empresa obteve os seguintes valores de vendas:
Vendas tr…
No ano de 2022, o Governador do Estado Beta desejava conceder isenção de ICMS referente à aquisição de automóveis destinados ao uso profissional de taxistas. Por isso, determinou ao Secretário Estadual de Fazenda que levasse o pleito ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), para deliberação e obtenção de autorização prévia para tal concessão.
O pleito foi atendido e, em razão disto, o Governador, com base neste Convênio autorizativo do CONFAZ e a devida estimativa de impacto orçamentário e financeiro, bem como obediência às demais normas de direito financeiro, editou Decreto em junho de 2022 ratificando a autorização do CONFAZ e internalizando o Convênio para conceder o referido…
A empresa Transporte Seguro Ltda., especializada no transporte rodoviário interestadual de mercadorias, celebrou contrato com a Distribuidora Alfa S.A. para a entrega de um lote de eletrônicos do Estado de São Paulo para o Estado do Paraná. Durante uma operação de fiscalização realizada pela Secretaria da Fazenda Estadual do Paraná, foram identificadas quatro situações que levantaram questionamentos sobre a regularidade fiscal da transportadora:
1. Parte da carga transportada foi encontrada com documentos fiscais que não correspondiam exatamente às mercadorias carregadas, havendo divergências nos valores e na descrição dos produtos.
2. A fiscalização constatou que uma das filiais da empresa,…



