Leia, com atenção, o texto a seguir.
A mobilidade urbana em todo o globo terrestre é um tema amplo e muito reivindicado pela sociedade, que vai além do debate a respeito de transporte urbano, abrangendo questões de desenvolvimento urbano, como o uso e a ocupação do solo. A saúde e a qualidade de vida das pessoas estão intimamente ligadas às suas condições de locomoção diária. Por isso a importância de se buscarem modelos de cidades sustentáveis e funcionais.
Por todo o Brasil, têm sido implementados projetos e obras com o objetivo de dotar as cidades de infraestrutura de transporte coletivo urbano, especialmente aqueles de grande capacidade: BRT – Bus Rapid Transit, faixas exclusivas para ônibus, metrôs, acessibilidade, calçamentos, túneis etc. Em atendimento à Política Nacional de Mobilidade Urbana, regulamentada pela Lei nº 12.587/2012, paralelamente, vêm sendo executadas grandes intervenções de obras no espaço urbano, como acontece na obra do túnel no centro de Taguatinga. Esta é considerada a maior obra viária de mobilidade em execução no País e tem como objetivo evitar a retenção de veículos nos semáforos no centro da cidade, dando maior fluidez ao tráfego, segurança aos pedestres e revitalização urbanística.
Obras dessa magnitude acontecem porque o crescimento populacional e a concentração nos grandes centros urbanos aumentaram os desafios referentes à compreensão da interação ideal entre a população e as cidades. Para atender às necessidades emergenciais, as construções em superfície foram predominantes, acarretando segregação de importantes áreas anteriormente habitadas pela população. Para ilustrar essas intervenções, tem-se como exemplo a substituição de praças por viadutos e estacionamentos. Neste contexto, a necessidade de obras subterrâneas, com intuito de revitalizar os grandes centros e melhorar a mobilidade e o transporte, tem crescimento exponencial quando se depara com um cenário urbano poluído por elementos segregadores e pela falta de espaço na superfície.
Disponível em: <https://www.metropoles.com/colunas/grande-angular/tunel-de-taguatinga-no-df-e-batizado-de-tunel-rei-pele>.
Acesso em: 5 fev. 2023, com adaptações.
DOMINGUES, V. R. (2016). Técnicas Construtivas de Túneis de Travessia. Dissertação de Mestrado, Publicação G-DM-269/2016, Departamento de Engenharia
Civil e Ambiental, Universidade de Brasília, Brasília, DF, 168 p, com adaptações.
Considerando que o texto apresentado tem caráter meramente motivador, redija um texto dissertativo e (ou) descritivo acerca do tema “A mobilidade urbana em centros urbanos”. Aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
a) transporte, meio ambiente e qualidade de vida;
b) mobilidade urbana (pessoas, carros, ônibus, metrô), atrelado a revitalização de centros urbanos; e
c) desafios impostos para implementação e melhoria da mobilidade urbana.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



