O dia 13 de agosto de 2021 aconteceu em uma sexta-feira. Nessa ocasião, um dos alunos, equivocadamente, afirma “Em todo os anos, sempre tem sexta-feira 13 no mês de agosto! Eu sei porque é o aniversário da minha mãe e sempre é uma sexta-feira 13!”. Como grande parte dos comentários “cheios de certezas”, este também gerou agitação e contestações por parte dos outros alunos. Enquanto mediador da discussão, use seus conhecimentos matemáticos sobre divisibilidade para estabelecer com os alunos um mecanismo para saber em qual dia da semana cairá o dia 13 de agosto nos próximos anos até que seja sexta-feira 13 novamente. (Dado: 2024 é bissexto).
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os Parâmetros Curriculares nacionais propõem o jogo como um dos recursos a serem utilizados no ensino da Matemática. Nesse sentido, destaca que: “(…) um aspecto relevante nos jogos é o desafio genuíno que eles provocam no aluno, que gera interesse e prazer. Por isso, é importante que os jogos façam parte da cultura escolar, cabendo ao professor analisar a potencialidade educativa dos diferentes jogos e o aspecto curricular que se deseja desenvolver. ” (PCN, 1997, p.48-49).
Considerando o exposto, disserte sobre: a importância do uso de jogos para o ensino e a aprendizagem da Matemática, a relação entre jogo e resolução de problemas, os cuidados na escolha de jogos a serem aplicados e o…
Desconhecendo o conjunto dos números complexos, um grupo de alunos levantou uma discussão acerca dos zeros de uma equação de segundo grau da forma 𝒂𝒙𝟐+𝒃𝒙+𝒄=𝟎, com 𝒂 ≠𝟎. Com a finalidade de encontrar “um jeito mais fácil”, decidiram manipular o valor de 𝚫 e chegaram à seguinte conclusão:

Assim, é só comparar o valor de 𝑏 ao valor de 2√𝑎𝑐. Se 𝑏 não for maior que 2√𝑎𝑐, não teremos duas raízes reais diferentes.”.
Naturalmente, pelo fato de os alunos ainda não dominarem algumas ferramentas matemáticas, os cálculos trazem um erro. Assim, enquanto professor da turma, você deve mediar os saberes e adotar algum mecanismo para esclarecer aos alunos a inconsistência do resultado encontrado, ainda que …



