Um candidato ao governo do Distrito Federal prometeu, durante sua campanha eleitoral, a construção de 40 creches para uso da população de baixa renda do Distrito Federal. Quando eleito, ele reuniu seus assessores para estudar a implementação dessa promessa de campanha. Dessa forma, montou o programa “Creche só para baixinhos”, que, de maneira simplificada consistia na construção das creches, na instalação dos recursos materiais e humanos necessários, funcionamento e manutenção da operação.
Considerando a situação apresentada, elabore um texto dissertativo em que avalie a importância das políticas econômicas do Estado na avaliação de políticas públicas. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes tópicos:
1 – Segundo a classificação de Richard Musgrave sobre as funções do setor público (Estado), em economias de mercado, existem 3 funções exercidas, a função alocativa, a função distributiva e a função estabilizadora. Discorra sobre as funções econômicas do estado e informe a qual função compreende o programa apresentado. [Valor:9,50 pontos]
2 – Considerando que o programa abrange várias atividades, discorra sobre os níveis estratégico, tático e operacional, e dê exemplos de atividades para cada um dos níveis. [Valor:9,50 pontos]
3 – Para acompanhar e controlar a implementação do programa, o Governo decidiu usar a metodologia dos 6 Es do desempenho. Conceitue os critérios e demonstre como cada um deles pode ser usado no programa. [Valor:9,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Tribunal prepara metodologia para medir relação entre gasto público e evolução da pobreza
Objetivo é avaliar a eficiência da despesa orçamentária e seu impacto na melhoria das condições de vida dos menos favorecidos
Por Secom
13/06/2025
O Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Oxford Poverty and Human Development Initiative (em português, Iniciativa de Oxford sobre Pobreza e Desenvolvimento Humano – OPHI), trabalha no desenvolvimento de metodologia para aferir a relação entre o gasto orçamentário e a evolução da pobreza de forma multidimensional. O projeto tem duas etapas, sendo a primeira nacional e a segunda em conjunto com outras instituições superiores de controle (IS…
A FUNPRESP-EXE promoveu capacitação voltada ao planejamento estratégico, destinada a todos os gerentes e diretores da organização. O evento, que aconteceu no auditório da fundação, durante todo o dia, teve como objetivo nivelar o conhecimento dos participantes, facilitando assim o trabalho de construção do novo planejamento estratégico da instituição para os anos de 2025 a 2029. O diretor-presidente da Funpresp destacou a importância do evento. “Essa capacitação é essencial para que todos os gestores estejam alinhados com a visão estratégica da nossa fundação. Um planejamento bem-feito é a base para alcançarmos nossos objetivos de eficiência, transparência, baixo custo, produtos e serviços a…
Gestão instala comitê para ampliar acesso à informação e transparência
O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) inaugurou o Comitê de Integridade, Transparência, Acesso à Informação, Riscos e Controle (CITARC) ao realizar sua primeira reunião nesta quarta-feira (1/11). No encontro, o colegiado deu início à discussão do documento que fundamenta a Política de Gestão de Riscos do MGI. Na ocasião, também foram avaliadas ações referentes aos Planos de Gestão de Risco, o Programa Pró-Integridade e ao Plano de Dados Abertos do Ministério.
De acordo com o presidente do CITARC e Chefe da Assessoria Especial de Controle Interno do MGI, Francisco Eduardo de Holanda Bessa, a instalaç…



