Texto I
MISSÃO, VISÃO E VALORES
Missão
Proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente.
Visão
Ser uma corporação de excelência na prestação, gestão e conhecimento de serviços de bombeiro, resguardando a vida, o patrimônio e o meio ambiente catarinense.
Valores
Ética e probidade, comprometimento, profissionalismo, espírito de corpo e abnegação.
• Ética e probidade
Desenvolver práticas de gestão e padrões de trabalho calcados em preceitos éticos e morais, pautados pelo constante aprimoramento técnico, pela honradez, honestidade e constante busca da verdade.
• Comprometimento
Compromisso de honra, no qual os integrantes são conscientes das obrigações e dos deveres como Bombeiros Militares, manifestando firmemente disposição para cumprir os objetivos e princípios da instituição, traduzidos pelo fiel cumprimento da hierarquia e disciplina e o anseio de bem servir à sociedade.
• Profissionalismo
É um compromisso de vida com a competência, excelência, valores honráveis, padrões de conduta, ética, bom caráter e determinação com a tarefa Bombeiro Militar de bem servir à sociedade.
• Espírito de corpo
É o grau de coesão do efetivo e de camaradagem entre seus integrantes, traduzido como o resultado de um esforço conjunto em prol da sociedade.
• Abnegação
Iniciativa de agir no cumprimento do dever, com coragem, sacrifício e mesmo com risco da própria vida.
(Disponível em: https://www.cbm.sc.gov.br/index.php/sobre-o-cbmsc/missao-visao-e-valores. Acesso em: 20/01/2023.)
Texto II
Força-Tarefa 03 atua em ocorrência de deslizamento de terra na cidade de Rodeio
A cidade de Rodeio, no Vale do Itajaí, foi devastada por conta de um deslizamento de terra, consequência da chuva que atingiu a região no último dia 17. A equipe da Força-Tarefa (FT) 03, do 3º Batalhão de Bombeiros Militar, com sede em Blumenau, foi acionada ainda na madrugada do dia 18 e desde então segue atuando na região.
Oito bombeiros militares da FT, além de dois binômios (dupla entre bombeiro militar e cão de busca) e integrantes dos bombeiros voluntários de Ascurra, Pomerode e Jaraguá do Sul buscam por dois desaparecidos. A concentração dos esforços do CBM-SC é para encontrar uma criança de 1 ano que está desaparecida.
Na primeira ação da FT 03, ainda no dia 18, a equipe encontrou duas vítimas, em óbito, um homem e uma criança, que foram soterrados devido ao deslizamento de terra.

Créditos:
Texto: Melina Cauduro
Imagens: CBMSC, Eduardo Valente e João Soares / SECOM
Assessoria de Imprensa CBMSC: (48) 98843-4427
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
(Disponível em: https://www.cbm.sc.gov.br/index.php/blog-de-noticias/forca-tarefa-03-atua-em-ocorrencia-de-deslizamento-de-terra-na-cidade-derodeio. Acesso em: 20/01/2023.
Texto III
Prevenção: 13º BBM realiza palestra sobre saúde mental
O 13º Batalhão de Bombeiros Militar com sede em Balneário Camboriú promoveu uma palestra sobre saúde mental, com assuntos relacionados a depressão, suicídios e prevenção. O encontro ocorreu no quartel do 13º BBM, em Balneário Camboriú.
Dados mundiais indicam que um suicídio ocorre a cada 40 segundos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). A faixa etária mais afetada inclui jovens de 15 a 29 anos, sendo que a maior parte das pessoas que tentam pôr fim a própria vida sofrem de algum tipo de transtorno psicológico.
A palestra foi realizada em referência ao “Janeiro Branco”, campanha dedicada a convidar cidadãos a refletirem sobre suas vidas, incluindo sentido, propósito, qualidade de seus relacionamentos e o quanto eles conhecem sobre si mesmos, suas emoções, seus pensamentos e comportamentos.
Créditos:
Bárbara Schuhmacher Orsi – Estagiária B-5 13º BBM
Centro de Comunicação Social
Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina
(Disponível em: https://www.cbm.sc.gov.br/index.php/noticias/blog-noticias-institucionais/prevencao-13-bbm-realiza-palestra-sobre-saude-mental.
Acesso em: 20/01/2023.)
Diante da procura desenfreada pelo sucesso profissional e o sonho de ingressar na carreira militar, torna-se cada vez mais comum o alto índice de estresse na vida das pessoas, que deixam de lado valores importantes. Considerando os textos anteriores como motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
“A perspectiva de uma vida saudável e feliz relacionada à realização profissional”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A Terra está superaquecendo. De acordo com os dados da NASA, a temperatura média em 2020 superou de 1,02 grau aquela do período 1950-1980. O aquecimento global, além de provocar o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar, desencadeia outras mudanças climáticas, como a desertificação e o aumento de fenômenos extremos, entre os quais furacões, inundações e incêndios: a alteração do clima pode causar danos incalculáveis.
A comunidade científica é unânime em atribuir a causa às emissões antropogênicas de gases de efeito estufa na atmosfera, em particular a partir da época da revolução industrial. O principal entre esses, o dióxido de carbono, provém em grande parte do setor…
Texto I
Por que todos deveriam aprender pensamento computacional já na escola?
Em geral, quando justificamos o ensino de tecnologia na escola, usamos argumentos que envolvem empregabilidade, desenvolvimento de habilidades técnicas e matemáticas ou a possibilidade de dar vazão à criatividade e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia propriamente dito.
Esses argumentos são extremamente importantes e verdadeiros! Quem domina tecnologia, de fato, amplia a sua chance de ter bons empregos e bons salários, aguça seu raciocínio lógico e coloca a sua criatividade em prática, podendo contribuir para construir um mundo melhor.
No entanto, esses argumentos não são fortes o bastante para justific…
Texto I
Internetês é a nova linguagem da internet
A necessidade de escrever mais rápido e de forma dinâmica fez com que a comunicação ganhasse até um nome próprio: o internetês. Diante desse cenário, será que escrever com base em emoticons e abreviações afeta o aprendizado das regras ortográficas?
Para a linguista Camilla Duarte, o falante nativo de língua portuguesa sabe reconhecer a ortografia considerada correta dentro da convenção da escrita e também utilizar a ortografia empregada no internetês. “Somos aptos a lidar com as diversas variações da língua. São mudanças que surgem para preencher algumas lacunas que os novos tempos impõem. O internetês apareceu porque temos menos tempo para n…



