Texto I
“Temos um papel fundamental na sociedade, primeiro por existir nela e não
nos esconder”, afirma servidor do MPMG que é deficiente visual
Há 28 anos, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro, com o objetivo principal de conscientizar a população a respeito da importância de assegurar uma melhor qualidade de vida a todos os deficientes ao redor do planeta. Conforme o órgão internacional, aproximadamente 10% da população do mundo possui algum tipo de deficiência, seja ela física, auditiva, visual, mental ou múltipla, quando duas ou mais deficiências estão associadas.
Nas últimas décadas, a sociedade deu passos importantes na garantia dos direitos desse grupo, figurando como marco principal a edição do Estatuto da Pessoa com Deficiência – Lei nº 13.146/2015, que compilou uma série de conquistas que estavam em andamento e pavimentou o caminho para novos avanços.
(Disponível em: https://www.mpmg.mp.br/portal/menu/comunicacao/campanhas/temos-um-papel-fundamental-na-sociedade-primeiro-por-existirnela-e-nao-nos-esconder-afirma-servidor-do-mpmg-que-e-deficiente-visual.shtml.)
Texto II
Trazer a diversidade para dentro da sua empresa se traduz em identificação com a diversidade de consumidores e inovação para oferecer melhores soluções de produtos e serviços para esse mercado. A inclusão passa a ser valorizada e não tratada apenas como um processo social com cunho assistencialista.
Diante disso, acredito que estamos passando por uma nova transição de conceitos. Para esse novo movimento, cunhamos o termo de “valorização social”, onde a diversidade passa a ser desejada pelas organizações. A grande diferença entre a inclusão e a valorização é a nova visão com relação às pessoas com deficiência.
(Por: Jaques Haber. Disponível em: https://gptw.com.br/conteudo/artigos/valorizacao-pessoas-com-deficiencia/.)
Texto III
[…] para compreender a importância da valorização humana e como a inclusão social é necessária no combate às desigualdades, é de extrema relevância entender alguns conceitos que durante anos se aprimoraram, devido às mudanças ocasionadas na sociedade.
Primeiramente, o termo deficiente passou por diversas modificações e de acordo com o Artigo 2º do EPD “Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas”. (BRASIL, 2015)
Define-se inclusão social como “conjunto de ações que garantem a participação igualitária de todos na sociedade, independente da classe social, da condição física, da educação, do gênero, da orientação sexual, da etnia, entre outros aspectos”. (SIGNIFICADOS, 2017)
(Adriana Xavier Araújo, Ana Paula Monteiro, Gladson Eduardo Gonçalves. Valorização Humana: Discriminação às pessoas com deficiência e as mudanças
decorrentes da Lei nº 13.146/2015 na busca por garantias e inclusão social. Disponível em: https://adrianaxavieraraujo.jusbrasil.com.br/artigos/555819303/
valorizacao-humana-discriminacao-as-pessoas-com-deficiencia-e-as-mudancas-decorrentes-da-lei-13146-2015-na-busca-por-garantias-e-inclusaosocial.)
Texto IV

Considerando os textos apresentados, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema:
“Além da inclusão, a valorização das pessoas com deficiência na sociedade brasileira”.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
A próxima seca será de eletricidade: segundo Elon Musk, a rede elétrica “está ficando sem transformadores” devido à procura por IA
A rede elétrica está começando a sofrer. Não só pela eletrificação dos automóveis, mas também pela enorme procura de inteligência artificial. Elon Musk acredita que este é apenas o começo de uma iminente seca de eletricidade. “A IA ficará sem transformadores em 2025”, disse ele.
Elon Musk lidera a empresa de carros elétricos mais próspera do mundo, que agora está se voltando para a inteligência artificial. A Tesla, além de fabricantes de baterias, telhados solares e até caminhões elétricos, é uma empresa líder em adaptadores de energia. Sua rede de supera…
Texto I
A Inteligência Artificial (IA) apresenta três áreas principais de preocupação ética para a sociedade: privacidade e vigilância, preconceito e discriminação e desafios filosóficos. A IA pode levar ao desemprego à medida que as máquinas assumem trabalhos que antes eram feitos por humanos. A desigualdade também é uma preocupação, pois a IA pode ser usada para perpetuar as estruturas de poder existentes. A IA também pode levar ao viés algorítmico, em que os modelos incorporam e implantam vieses humanos e sociais em escala. A privacidade é um direito humano fundamental reconhecido na Declaração dos Direitos Humanos da ONU, mas os aplicativos de IA podem representar uma ameaça real a esse …
Texto I
Por que todos deveriam aprender pensamento computacional já na escola?
Em geral, quando justificamos o ensino de tecnologia na escola, usamos argumentos que envolvem empregabilidade, desenvolvimento de habilidades técnicas e matemáticas ou a possibilidade de dar vazão à criatividade e contribuir para o desenvolvimento da tecnologia propriamente dito.
Esses argumentos são extremamente importantes e verdadeiros! Quem domina tecnologia, de fato, amplia a sua chance de ter bons empregos e bons salários, aguça seu raciocínio lógico e coloca a sua criatividade em prática, podendo contribuir para construir um mundo melhor.
No entanto, esses argumentos não são fortes o bastante para justific…



