Diante do cenário de austeridade fiscal que o Brasil vive, as formas de “fechar as contas” seriam o aumento de receita ou a diminuição da despesa. Como a diminuição de despesa é a mais difícil de se implementar, sobra o aumento de receita, que pode ser feito através do aumento da carga tributária, infelizmente.
Considerando o texto meramente motivador, responda os quesitos abaixo, considerando a Constituição Federal de 1988 (CF/88) e a jurisprudência dos tribunais superiores.
- Quais são as contribuições sociais previstas na CF/88 para o financiamento da Seguridade Social?
- Explique quais são os pré-requisitos para instituir e cobrar as contribuições sociais não previstas na CF/88?
- Suponha que seja publicada uma Medida Provisória (MP), com validade de 60 dias, majorando uma contribuição social de seguridade social prevista na CF88 no dia 01/03/2022. Contudo, passados 60 dias, o Congresso Nacional não converteu em lei essa MP e o Presidente da República resolveu prorrogar a sua vigência por mais 60 dias. E novamente, por todo o período de vigência dessa MP, o legislativo federal não deliberou acerca dessa MP. Essa Contribuição Social pode ser cobrada? Se possível, a partir de quando? O que ocorre a partir do momento em que essa MP perde a sua validade?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.




“Todavia, com exceção das CS residuais, é possível a instituição de CS por meio de lei ordinária ou Medida Provisória (MP)”
Não seria apenas a majoração ao invés da instituição?
“A partir dessa data, a CS será cobrada por 30 dias e depois não poderá ser mais cobrada”
No caso ela será cobrada majorada durante 30 dias e no resto será cobrada com valor anterior, n?