Manifestações patológicas de corrosão de armadura podem ocorrer em elementos estruturais por diferentes causas, resultando em fissuras e no desplacamento do concreto desses elementos. Essas manifestações patológicas ocorrem principalmente em ambientes úmidos, sujeitos à infiltração de água e com alta concentração de CO2. Quais procedimentos devem ser adotados para a solução desse tipo de manifestação patológica (corrosão de armadura)?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Durante a execução de uma obra pública de construção de unidade escolar, o engenheiro fiscal do contrato constatou que parte da estrutura de concreto apresentava fissuras e que o material empregado não correspondia ao especificado no projeto executivo. O responsável técnico da empresa contratada justificou a substituição do material por outro de menor custo, sem prévia autorização da Administração. Além disso, verificou-se que o canteiro de obras não possuía sinalização adequada e que alguns operários trabalhavam sem equipamentos de proteção individual (EPIs).
Considerando a situação apresentada, redija um texto dissertativo, respondendo, de forma fundamentada, aos seguintes pontos:
- Identif…
O fiscal técnico de um contrato de projeto básico/executivo para a construção de uma edificação pública avaliou os projetos, o cronograma físico-financeiro e o orçamento de referência. O valor orçado da obra foi de R$ 30 milhões, sendo executada em 3 anos. Ao concluir sua avaliação, observou os seguintes pontos:
- a divisão de circuitos do projeto elétrico estava inadequada, pois não atendia as exigências da norma vigente;
- o cronograma físico-financeiro previa 10 milhões de execução por ano; no primeiro ano de obra, a disponibilidade de recursos orçamentários era de apenas 5 milhões;
- a composição do BDI (bonificações e despesas indiretas) estava inadequada, pois não possuía todas as suas parc…
A preservação do “interesse local” não é um fim em si mesmo; ao contrário, trata-se, como tudo no estado federativo, de um posicionamento estrategicamente construído pela Constituição Federal no sentido de garantir a concretização dos objetivos fundamentais do Estado brasileiro. No caso específico de que tratamos, da ordenação do uso do solo, é a política urbana o veículo por excelência desta tarefa, atribuível ao município, mas a este incumbindo o poder-dever de executá-la de forma a atingir as finalidades do Estado Democrático de Direito.
Considerando as disposições da Lei nº 6.766/1979, que trata do Parcelamento do Solo Urbano, redija um texto dissertativo, no qual você deverá necessariam…



