O paradigma de serviços foi fundamentado na ideologia da normalização, uma vez que se esperava que as pessoas com deficiência adquirissem, nos centros de tratamento especializados, aparências e atitudes semelhantes aos não deficientes. A dificuldade de as pessoas com deficiência se imporem a um padrão comum de sociedade, e de esta aceitar as diferenças naturalmente humanas, como outras quaisquer, fez com que, em pouco tempo, surgissem críticas ao processo de busca do ideal da “normalização”. Tal discussão fundamentou o paradigma de suporte. Compartilhar esse paradigma é de antemão reconhecer que a diversidade está presente em todos os segmentos populacionais.
Lúcia Pereira Leite e Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins. A educação especial em tempos de educação inclusiva: dos aportes normativos aos aspectos operacionais.In: Celia Maria David,
Hilda Maria Gonçalves da Silva, Ricardo Ribeiro e Sebastião de Souza Lemes (org.). Desafios contemporâneos da educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 215, p. 89 (com adaptações).
Existe um consenso emergente de que crianças e jovens com necessidades educacionais especiais devam ser incluídos em arranjos educacionais feitos para a maioria das crianças. Isto levou ao conceito de escola inclusiva. O desafio que confronta a escola inclusiva é no que diz respeito ao desenvolvimento de uma pedagogia centrada na criança e capaz de bem-sucedidamente educar todas as crianças, incluindo aquelas que possuam desvantagens severas. O mérito de tais escolas não reside somente no fato de que elas sejam capazes de prover uma educação de alta qualidade a todas as crianças: o estabelecimento de tais escolas é um passo crucial no sentido de modificar atitudes discriminatórias, de criar comunidades acolhedoras e de desenvolver uma sociedade inclusiva.
Organização das Nações Unidas. Declaração de Salamanca, 1994. Resolução das Nações Unidas adotada em Assembleia Geral. Internet: <portal.mec.gov.br>.
Considerando que os textos apresentados tenham caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Escola pública inclusiva: garantia de oportunidades a todas as crianças e adolescentes
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) ideologia da normalidade e segregação dos indivíduos com necessidades especiais;
b) direito de todos ao acesso ao conhecimento formal e à participação social; e
c) desafios da prática pedagógica inclusiva.
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