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Q185777 | Pedagogia
Banca: QuadrixVer cursos
Ano: 2022
Órgao: SEDF - Secretaria da Educação do Distrito Federal
Cargo: Pedagogo

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O paradigma de serviços foi fundamentado na ideologia da normalização, uma vez que se esperava que as pessoas com deficiência adquirissem, nos centros de tratamento especializados, aparências e atitudes semelhantes aos não deficientes. A dificuldade de as pessoas com deficiência se imporem a um padrão comum de sociedade, e de esta aceitar as diferenças naturalmente humanas, como outras quaisquer, fez com que, em pouco tempo, surgissem críticas ao processo de busca do ideal da “normalização”. Tal discussão fundamentou o paradigma de suporte. Compartilhar esse paradigma é de antemão reconhecer que a diversidade está presente em todos os segmentos populacionais.

Lúcia Pereira Leite e Sandra Eli Sartoreto de Oliveira Martins. A educação especial em tempos de educação inclusiva: dos aportes normativos aos aspectos operacionais.In: Celia Maria David,
Hilda Maria Gonçalves da Silva, Ricardo Ribeiro e Sebastião de Souza Lemes (org.). Desafios contemporâneos da educação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 215, p. 89 (com adaptações).

Existe um consenso emergente de que crianças e jovens com necessidades educacionais especiais devam ser incluídos em arranjos educacionais feitos para a maioria das crianças. Isto levou ao conceito de escola inclusiva. O desafio que confronta a escola inclusiva é no que diz respeito ao desenvolvimento de uma pedagogia centrada na criança e capaz de bem-sucedidamente educar todas as crianças, incluindo aquelas que possuam desvantagens severas. O mérito de tais escolas não reside somente no fato de que elas sejam capazes de prover uma educação de alta qualidade a todas as crianças: o estabelecimento de tais escolas é um passo crucial no sentido de modificar atitudes discriminatórias, de criar comunidades acolhedoras e de desenvolver uma sociedade inclusiva.

Organização das Nações Unidas. Declaração de Salamanca, 1994. Resolução das Nações Unidas adotada em Assembleia Geral. Internet: <portal.mec.gov.br>.

Considerando que os textos apresentados tenham caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.

Escola pública inclusiva: garantia de oportunidades a todas as crianças e adolescentes

Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

a) ideologia da normalidade e segregação dos indivíduos com necessidades especiais;
b) direito de todos ao acesso ao conhecimento formal e à participação social; e
c) desafios da prática pedagógica inclusiva.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaPedagogia
BancaQuadrix

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