Sua futura função como Educador suplanta, apenas, o processo de transmissão de competência sobre o Trânsito. Sua responsabilidade é Maior. Educação é um gênero que congrega não apenas a escolarização, mas a formação humanística do ser humano, agregando competências multi e transdisciplinares.
Abordando, no mínimo, os aspectos abaixo indicados, à luz da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN) discorra:
a. Durante aula de Educação para o Trânsito, destinada ao Ensino Médio, um dos discentes questionou se era obrigatório conhecer a história do Brasil em diversas perspectivas culturais e étnicas. Como Educador, qual resposta você deverá ofertar? Justifique sua resposta conforme previsto na LDBEN.
b. Entre o multiculturalismo que caracteriza nossa Nação, 2 grupos étnicos se destacam no tocante à questão de preconceito, discriminação e racismo, sendo, portanto, objeto de valorização no ensino da história e cultura nacional, como forma de externalizar sua importância? Quais são esses grupos? Nesse sentido, cite 2 medidas curriculares que podem ser realizadas no estudo dessas 2 culturas/etnias? Cite, ao menos, 2 disciplinas o conteúdo citado anteriormente pode ser ministrado.
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Considere os itens abaixo:
– O respeito à Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB nº 9.697/1998) e à Lei nº 8.090/1990 (ECA) no que tange à diversidade e à inclusão de alunos com deficiência;
– A relevância do papel do professor para a formação dos seus alunos (Vigotsky, 1998):
“[…] é preciso que haja efetividade, um vínculo entre o professor e os alunos, uma relação de confiança e afeto, para aprenderem a interagir, se comunicar e desenvolver empatia”.
(A importância do professor na formação dos alunos – SAE Digital)
Antônio é docente em uma classe do 5º ano do ensino fundamental e, cotidianamente, enfrenta desafios com sua turma. Responda, fu…
Considere a situação apresentada a seguir:
O professor de História do 8º ano orientou os alunos a realizar pesquisa na biblioteca da escola e na internet, para que produzissem diferentes materiais sobre as identidades no Brasil do século XIX. Ao final do ano letivo, a coordenação da escola recebeu reclamações de pais de alunos, criticando a abordagem do professor de História e registrando preferir aulas expositivas e provas de verificação de conteúdo.
Tendo em vista a adoção da Base Nacional Comum Curricular, responda fundamentadamente:
a. De que fundamentos pedagógicos a coordenação deve se utilizar na mediação do conflito entre as famílias e o professor de História?
b. Em termos da formaçã…



