O Departamento de Trânsito de determinado Estado da Federação publica um edital visando à realização de concurso público para o provimento de 100 cargos efetivos em diversas áreas. Dentre os itens do edital, há regras estabelecendo que:
I. há obrigatoriedade de o candidato ser brasileiro nato para o provimento dos cargos de analista.
II. apenas os atuais servidores ocupantes dos cargos de nível médio do próprio Departamento de Trânsito poderão participar da seleção para as vagas relativas aos cargos de nível superior.
III. não será permitida a participação de candidatos que estejam respondendo a inquérito ou ação penal.
IV. o limite de idade para os candidatos é de no máximo 30 anos, completos até a data da inscrição no concurso público.
Diante da situação hipotética acima mencionada e levando-se em conta a Constituição Federal e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal sobre o tema, responda fundamentadamente:
a. É cabível a exigência de ser o candidato brasileiro nato para o cargo de analista?
b. É cabível a restrição imposta ao acesso aos cargos de nível superior?
c. É admissível o impedimento à participação de candidatos que estejam respondendo a inquérito ou ação penal?
d. É admissível a exigência de limite de idade formulada no edital?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Juliana estava grávida de seu segundo filho e teve uma gestação perfeitamente saudável com acompanhamento de pré-natal pelo SUS. Quando entrou em trabalho de parto, dirigiu-se imediatamente para o Hospital Público Estadual, denominado “Mater”, em Santana-AP, onde ficou aguardando horas para ser atendida e foi proibida de ter a companhia de seu marido como acompanhante.
Uma vez iniciado o atendimento, em razão da demora e da perda de líquido, manifestou desejo da realização de parto por cesariana, porém a médica plantonista decidiu que deveria ser realizado o parto normal. Durante o parto normal, a parturiente foi constantemente humilhada pela médica, bem como foram ministrados re…
João, professor de nível superior da Universidade Federal da Bahia e de nível médio do Governo da Bahia, foi aprovado no concurso de técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios. No ato da posse, João declarou que já possuía dois cargos públicos de professor, mas que, de acordo com a Constituição Federal de 1988, poderia acumular com o cargo técnico para o qual foi aprovado.
Considerando a situação hipotética apresentada e as disposições constitucionais acerca do tema, redija um texto dissertativo que aborde, necessariamente:
• O direito de João à acumulação pleiteada;
• Os requisitos para acumulação de cargos públicos;
• Caso tenha direito à acumulação, o soma…
Suelen, mulher transexual, comparece à Defensoria Pública de Antares/RS relatando ter sido vítima de violência sexual na noite anterior. Informa que foi abordada por um homem que, mediante violência física e ameaça, a obrigou a manter relação sexual anal sem preservativo.
Após o crime, uma policial militar feminina foi designada para acompanhá-la ao Hospital Municipal Quitéria Campolargo, referência no atendimento a mulheres vítimas de violência sexual e único da rede pública municipal a oferecer atendimento multidisciplinar e profilaxia para infecções sexualmente transmissíveis.
No hospital, a servidora responsável pela triagem, de forma ríspida e diante de outros pacientes, recusou-se a ut…



