Em procedimento de fiscalização in loco realizado pelo Tribunal de Contas do Estado de Goiás em autarquia estadual foram identificados os seguintes achados: 1) diversos contratos em execução com despesas empenhadas, liquidadas, porém não pagas no exercício em que foram geradas, as quais foram inscritas como restos a pagar; 2) pagamento de benefícios a servidores com extrapolação do limite máximo de remuneração (teto constitucional); 3) provimento de todas as funções de direção, chefia e assessoramento com servidores comissionados não integrantes do quadro permanente da autarquia, admitidos sem concurso público, além de contratação, também sem prévio concurso público, de servidores temporários.
Diante de tais “achados” e considerando as disposições constitucionais e legais aplicáveis à espécie e a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, responda de forma fundamentada:
- Em se tratando de último ano de mandato do Chefe do Poder Executivo, verifica-se ilegalidade no achado nº 1 ou condição específico a ser observada? A situação descrita evidencia a geração de geração de qual modalidade de restos a pagar? Há alguma circunstância que determine o cancelamento das inscrições em restos a pagar?
- Em relação ao achado nº 2 esclareça qual o limite a ser observado para a remuneração dos servidores da autarquia, considerando que se submetem ao regime da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), bem assim de seus dirigentes, e se é possível a percepção de alguma verba ou benefício de natureza pecuniária que extrapole tais limites.
b.1. Caso adotado o regime de subsídio para os referidos servidores tais conclusões seriam alteradas?
b.2. O mesmo regramento deveria ser observado caso se tratasse de empregados e dirigentes de empresa pública ou sociedade de economia mista? Justifique.
- As situações descritas no achado nº 3 denotam algumas inconstitucionalidade e ilegalidade efetiva ou potencial? Justifique
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



