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Q183979 | Informática e Direito Administrativo
Banca: FCCVer cursos
Ano: 2022
Órgao: TCE-GO - Tribunal de Contas do Estado de Goiás
Cargo: Analista de Controle Externo

A-+=
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Um analista pretende realizar a contagem de ponto por função de uma aplicação em um Tribunal de Contas para fins de estudos comparativos a respeito do uso de recursos adequados no desenvolvimento de um sistema.

Hipoteticamente, considere os tipos de funcionalidades e os níveis de complexidade correspondentes e demais dados a seguir:

– 2 Entradas Externas da alta complexidade (valor PF 6)

– 3 Entradas Externas de média complexidade (valor PF 4)

– 8 Entradas Externas de baixa complexidade (valor PF 3)

Um- 6 Saídas Externas de alta complexidade (valor PF 7)

– 2 Saída Externas de média complexidade (valor PF 5)

– 5 Saída Externa de baixa complexidade (valor PF 3)

– 9 Consultas Externas de alta complexidade

– 4 Consultas Externas de média complexidade

– 7 Consultas Externas de baixa complexidade

– 2 Arquivos Lógicos Internos da alta complexidade (valor PF 15)

– 4 Arquivos Lógicos Internos de média complexidade (valor PF 10)

– 8 Arquivos Lógicos Internos de baixa complexidade (valor PF 7)

– 1 Arquivo de Interface Externa de alta complexidade (valor PF 10)

– 3 Arquivo de Interface Externa de média complexidade (valor PF 7)

– 6 Arquivos de Interface Externa de baixa complexidade (valor PF 5)

Somatório dos fatores de ajuste: 81

O Tribunal utiliza os níveis de influência e o valor global destes, bem como a fórmula para cálculo do fator ajuste, tradicionais.

Pede-se informar:

  1. O total das funções de dados.
  2. O total das funções de transação.
  3. O total de pontos por função bruto.
  4. O valor calculado do fator de ajuste.
  5. O total de pontos por função ajustado.

Um analista necessita acompanhar e controlar seu projeto em um Tribunal de Contas. Para tanto, usando os conhecimentos do guia PMBOK 6ª Edição em Português, precisa utilizar processos dos grupos de Planejamento, de Execução e de Monitoramento e Controle.

Pede-se

  1. Informar a que grupo pertencem os processos: Validar o Escopo; Gerenciar a Qualidade; Adquirir Recursos; identificar os Riscos; e Orientar e Gerenciar o Trabalho do Projeto.

Pede-se

  1. Descrever sucintamente do que trata o processo Planejar as Respostas aos Riscos.

Um Analista necessita realizar uma licitação para um Tribunal de Contas. Nesse sentido ele precisa conhecer as modalidades de licitações estabelecidas no Art. 22 de Lei nº 8.666/1993.

Pede-se

Explicar a modalidade de licitação Tomada de preços.


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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