TEXTO 1
MUNDO SE APROXIMA DA MARCA DE 5 BILHÕES DE USUÁRIOS DE INTERNET, 63% DA POPULAÇÃO
15/02/2022
Em 2022, os internautas vão ficar mais de 12,5 trilhões de horas online globalmente. Pouco mais de um terço do tempo conectado é gasto nas redes sociais.
O número de usuários ativos (os que acessam a rede regularmente) no mundo se aproximou da marca de 5 bilhões de pessoas em janeiro, de acordo com o estudo Digital 2022: Global Overview Report, publicado pelo site Data Portal. Isso representa quase 63% da população do mundo.
Segundo o estudo, somente no ano passado, 192 milhões de pessoas se tornaram usuários da internet, um aumento de 4% em relação ao ano anterior. O relatório ressalva, porém, que esse número pode ter sido maior ainda, uma vez que as restrições impostas pela pandemia da covid-19 têm dificultado a coleta de dados mais fidedignos.
O relatório aponta que, nos últimos dez anos, o número de internautas no mundo dobrou. Com isso, a quantidade de pessoas “desconectadas” à internet caiu pela primeira vez abaixo de 3 bilhões. Apesar do aumento da inclusão digital, somente na China, ainda há mais de 400 milhões de pessoas sem acesso à internet. No continente africano, são cerca de 840 milhões de pessoas que vivem offline. Os dados compilados pelo relatório apontam que um usuário típico de internet gasta atualmente quase 7 horas por dia online. Supondo que uma pessoa durma em média 7 a 8 horas por dia, o usuário típico passa agora mais de 40% do seu tempo ativo conectado à rede.
A quantidade de tempo que as pessoas passam online aumentou no ano passado em 4 minutos por dia. Parece um número insignificante, mas, somando todos os usuários de internet no mundo, esses 4 minutos a mais por dia corresponderam a 5 bilhões de dias adicionais de uso da internet em 2021. Ao todo, os internautas no mundo vão passar mais de 12,5 trilhões de horas online neste ano. De acordo com os dados compilados pelo relatório, o Brasil é um dos países onde as pessoas passam mais tempo na internet: 10 horas e 19 minutos por dia. Fica atrás apenas da África do Sul (10 horas e 56 minutos) e das Filipinas (10 horas e 27 minutos).
Outros dados do relatório mostram que há globalmente mais de 4,6 bilhões de usuários de mídia social. Esse número cresceu em média 12% ao ano na última década. Somente no ano passado, 424 milhões de pessoas passaram a acessar mídias sociais, o que representou uma média de mais de 1 milhão de novos usuários que aderiram às plataformas sociais a cada dia. Do tempo que os internautas passam online, em torno de 35% é dedicado às mídias sociais.



Motivado pela leitura dos textos de apoio, sem copiá-los ou parafraseá-los, redija um texto DISSERTATIVO que discuta a seguinte temática: O TEMPO UTILIZADO NA INTERNET É PREJUDICIAL PARA AS PESSOAS OU É UMA NECESSIDADE DO MUNDO CONTEMPORÂNEO?
Em sua dissertação, apresente posicionamento em relação ao tema proposto e sustente seu ponto de vista por meio de argumentos.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
O receio acerca do avanço da inteligência artificial é sempre fomentado pela ausência de conhecimento exato de como essas máquinas funcionam e pela dinamicidade que impera no âmbito científico, o que estimula a insegurança humana acerca de tal acúmulo de experiências. Isso sem falar de Blade Runner (1982), sob a direção de Ridley Scott, que desde a década de 80 suscita imaginários de máquinas replicantes que supostamente existiriam em Los Angeles no ano de 2019.
(Fonte: Gabriela Buarque.
Responsabilidade civil e inteligência artificial – Os desafios impostos pela inovação tecnológica.)
Texto II
Desafios para a regulação da inteligência artificial no Brasil
A inserção de novas tecnolo…
Texto I
A Inteligência Artificial (IA) apresenta três áreas principais de preocupação ética para a sociedade: privacidade e vigilância, preconceito e discriminação e desafios filosóficos. A IA pode levar ao desemprego à medida que as máquinas assumem trabalhos que antes eram feitos por humanos. A desigualdade também é uma preocupação, pois a IA pode ser usada para perpetuar as estruturas de poder existentes. A IA também pode levar ao viés algorítmico, em que os modelos incorporam e implantam vieses humanos e sociais em escala. A privacidade é um direito humano fundamental reconhecido na Declaração dos Direitos Humanos da ONU, mas os aplicativos de IA podem representar uma ameaça real a esse …
Texto I
Fim da violência nas escolas ainda é desafio para o Brasil
Entre 2022 e 2023, 49 pessoas morreram, no Brasil, em ataques em ambiente escolar. A superação do problema está presente nos debates do Senado e já deu origem a normas como a Política Nacional de Atenção Psicossocial nas Comunidades Escolares (Lei nº 14.819/2024). Segundo Sérgio Senna, consultor legislativo da Câmara dos Deputados na área Segurança Pública, é necessário criar uma rede nacional de enfrentamento ao preconceito e à violência na escola.
(Bianca Mingote. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/. Acesso em: julho de 2024.)
Texto II
Pesquisa revela que 6,7 milhões de estudantes sofreram algum tipo de violência no…



