INSTRUÇÕES
A prova de Revisão Textual consta de análise de textos, os quais contém incorreções linguísticas, falhas na estruturação formal de gêneros textuais e na apresentação e articulação das ideias. O candidato deve identificar os problemas e corrigi-los, de acordo com as prescrições apresentadas pela Norma Padrão da Língua Portuguesa.
O candidato deverá preencher a Folha de Respostas da Prova Discursiva conforme as orientações e exemplos a seguir.
EXEMPLOS:
Texto 1
L1 Concurço Público para provimento de vagas existentes e formação de cadastro de reserva
L2 para cargas efetivos do quadro de pessoal dos servidores do Poder Judiciário do Estado de
L3 minas gerais

- LOCALIZAÇÃO: LINHAS
O candidato deve anotar o número da linha em que consta a incorreção, para tanto, as linhas do texto
foram numeradas. - INCORREÇÃO
Espaço destinado para apontar a incorreção a ser corrigida. - CORREÇÃO
Espaço para o candidato escrever corretamente a incorreção indicada.
QUESTÃO DISCURSIVA – REVISÃO TEXTUAL
O texto seguinte é parte de um edital elaborado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro. Ele sofreu algumas alterações e foi adaptado para esta avaliação. A partir de seus conhecimentos gramaticais e de sua leitura atenta, identifique e proponha correções para as incorreções linguísticas encontradas, transcrevendo-as para a Folha de Respostas da Prova Discursiva. Para tanto, considere que:
1. As transcrições devem se limitar, de modo objetivo, apenas as incorreções.
2. Desvios ortográficos (grafia e acentuação), em um mesmo vocábulo, deverão ser indicados e corrigidos apenas uma vez, e em sua primeira ocorrência.
3. Todas as falhas de sintaxe, de pontuação e de estruturação de frases e orações deverão ser sinalizadas e corrigidas.
4. A identificação dos problemas do texto e as correções deverão ser registradas na Folha de Respostas Discursiva.
L1 1 – PREÂMBULO
L2 1.1 – O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, doravante designado TJRJ torna público,
L3 para conhecimento dos interessados, que na Praça XV de Novembro no 02 – Térreo – sala T-05 – Centro –
L4 Rio de Janeiro – RJ, será realizado um CHAMAMENTO PÚBLICO no XXXX/2018, no dia xx de xxxx de 2018,
L5 as xx hs, na forma PRESENCIAL, visando em receber propostas de pessoas jurídicas públicas ou privadas
L6 interessadas em se credenciar para patrocinar o Programa “Por Dentro do Palácio”, realizado pelo Museu
L7 da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCMJ), da Diretoria Geral de
L8 Comunicação e de Difusão do Conhecimento, no atendimento da Agenda Cultural do Poder Judiciário do
L9 Estado do Rio de Janeiro, se garantindo a observância do princípio constitucional da isonomia, de acordo
L10 com os princípios e normas da Lei federal no 8.666/93, e suas alterações posteriores, do Ato Normativo do
L11 Tribunal no 09/2017, das demais normas legais e regulamentares aplicáveis, bem como das cláusulas e
L12 condições estabelecidas neste Edital.
L13 1.2 – A proposta de patrocínio e os documentos de habilitação serão entregues e colocados em dois
L14 envelopes fechados e distintos, com identificação externa do seu conteúdo, e devem ser entregues no local,
L15 data e hora acima indicadas. Ambos os documentos serão abertos na cessão pública, observado o devido
L16 procedimento legal.
L17 1.3 – Todas as declarações exigidas por esse Chamamento Público, a serem firmadas pelo
L18 proponente, podem ser supridas presencialmente, desde que por quem ostentem pertinentes poderes de
L19 representação legal.
L20 1.4 – Integram este Edital de Chamamento Público os seguintes anexos:
L21 I – Projeto básico;
L22 II – formulário padronizado de proposta de patrocínio;
L23 III – modelo único de declarações;
L24 IV – minuta do termo de contrato de patrocínio;
L25
L26 2 – DO OBJETO
L27 2.1 – O presente edital têm por objetivo selecionar pessoa(s) jurídica(s) pública(s) ou privada(s)
L28 interessada(s) em se credenciar para patrocinar o Programa “Por Dentro do Palácio”, realizado pelo Museu
L29 da Justiça – Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro – CCMJ e que será oferecido
L30 no Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro – APJ – Rio e no Antigo Palácio da Justiça de Niterói, no
L31 atendimento da Agenda Cultural do PJERJ, pelo prazo de 24 (vinte e quatro) meses, de acordo com as
L32 especificações no presente Edital e seus anexos.
L33 2.2 – O patrocínio que formalizaremos não será exclusivo, podendo mais de uma pessoa jurídica ter
L34 a sua marca divulgada junto à programa patrocinado por este Edital, dentro da respectiva contra-partida.
L35
L36 3 – DAS ESPECIFICAÇÕES DO OBJETO
L37 3.1 – Programa de visita teatralizada pelo Antigo Palácio da Justiça do Rio de Janeiro (APJ-Rio),
L38 idealizado e desenvolvido pelo então CCPJ-Rio, hoje CCMJ, apresentado de janeiro de 2011 à janeiro de
L39 2017. Os visitantes conhecem o prédio histórico na companhia de personagem ícones da Justiça – o jurista
L40 Ruy Barbosa, Têmis – deusa grega das leis e juramentos -, e os imperadores de Bizancio Justiniano e
L41 Teodora. O CCMJ ampliará o programa ao Antigo Palácio de Niterói (APJ-Niterói).
L42 3.2 – As sessões do Programa “Por Dentro do Palácio” são gratuitas e oferecidas tanto ao público
L43 interno do TJRJ (magistrados, servidores e colaboradores) além do público externo.
L44 3.3 – O valor estimado para realização do objeto é de R$150.000,00 (cento e cinqüenta mil reais).
L45 3.4 – Oferta-se as seguintes cotas de patrocínio:
L46 3.4.1. Valor de R$100.000,00 (cem mil reais);
L47 3.4.2. Valor de R$50.000,00 (cinqüenta mil reais);
L48 3.5 – Será permitida que uma única empresa proponha o patrocínio de mais de uma cota.
L49 3.5.1. Caso seja proposto mais cotas do que o valor necessário para a realização do Programa as
L50 cotas serão fracionadas, proporcionalmente, dentre os patrocinadores credenciados. Neste caso, as contra-
L51 partidas também serão proporcionais ao fracionamento realizado.
L52 3.6 – As contra-partidas propostas são as seguintes:
L53 3.6.1. Em relação à cota de R$100.000,00 (cem mil reais);
L54 a) Inserção da marca da empresa no material de divulgação – virtual e impresso – como patrocinador
L55 do programa;
L56 b) 20% de sessões exclusivas para os clientes, funcionários e/ou outros convidados do patrocinador.
L57 As datas estarão sendo definidas previamente, de acordo com o calendário do programa;
L58 c) menção ao patrocinador no início da sessão.
L59 3.6.2. Em relação à cota de R$50.000,00 (cinqüenta mil reais);
L60 a) Insersão da marca da empresa no material de divulgação – virtual e impresso como patrocinador do
L61 programa;
L62 b) 10% de sessões exclusivas para os clientes, funcionários e/ou outros convidados do patrocinador.
L63 As datas serão definidas preveamente, de acordo com o calendário do programa;
L64 c) menção ao patrocinador no início de cada sessão.
L65 3.7 – A vigência do patrocínio terá início à contar da data de assinatura do contrato, pelo período
L66 máximo de 24 meses, salvos prorrogação ou acordo entre as partes.
L67 3.8 – As contra-partidas serão devidas pelo período de vigência do patrocínio.
L68 3.9 – A execução das ações previstas no programa “Por Dentro do Palácio” serão realizadas por
L69 meio de contratação de empresa na área de produção cultural, nos termos da Lei federal no 8.666/93, cujo
L70 o edital de licitação será publicado após serem firmado os contratos de patrocínio previstos neste
L71 Chamamento Público.

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Quando hoje acordei, ainda fazia escuro
(Embora a manhã já estivesse avançada).
Chovia.
Chovia uma triste chuva de resignação
Como contraste e consolo ao calor tempestuoso da noite.
Então me levantei,
Bebi o café que eu mesmo preparei,
Depois me deitei novamente, acendi um cigarro e fiquei pensando…
– Humildemente pensando na vida e nas mulheres que amei.
(Manuel Bandeira)
Questão: A linguagem pode ser usada de modo expressivo constituindo um recurso de estilo. Pode ainda apresentar desvios em relação ao Padrão Culto da Língua, caracterizando um registro mais informal. Desse modo, consi…



