Um pesquisador deseja investigar o efeito de três dietas no ganho de peso de ratos de laboratório, dispondo de 18 ratinhos em condições semelhantes (idade, peso e linhagem).
Com base nessas informações, elabore um texto dissertativo respondendo as questões que seguem:
1) Como você planejaria esse experimento? Qual a variável resposta considerada e como essa variável será medida?
2) Descreva com detalhes os passos que você deveria cumprir para dar uma resposta confiável ao pesquisador, ou seja, para testar a hipótese do item B.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A tabela abaixo retrata a síntese das informações referentes ao consumo residencial de energia elétrica provenientes de duas amostras aleatórias de um total de 64 bairros selecionados. A amostra 1 é composta pelo consumo residencial de 30 bairros que foram selecionados dentro da região metropolitana de um Estado; os outros 34 bairros, todos localizados fora da região metropolitana do mesmo Estado, integram a amostra 2. Suponha que as amostras sejam oriundas de populações normais.

a) Considerando todos os bairros da amostra e a distribuição exata do estimador utilizado para estimar a média amostral, construa um intervalo bilateral de 95% de confiança para o consumo médio residencial de energ…
Suponha que X1, X2, …, Xn seja uma amostra aleatória simples de tamanho n de uma variável populacional com distribuição Poisson parâmetro λ.
a) Mostre que a média amostral 𝑋̅ é o estimador de máxima verossimilhança de λ.
b) Lembrando que a média de uma distribuição Poisson (λ) é igual a λ, mostre que 𝑋̅ é um estimador não tendencioso de λ, ou seja, mostre que E[𝑋̅] = λ.
A pandemia de COVID-19 evidenciou a importância da integração entre governo, instituições de pesquisa e setor produtivo. No Brasil, a Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004, alterada pela Lei nº 13.243/2016) permitiu a utilização de instrumentos como encomendas tecnológicas, transferência de tecnologia e compartilhamento de infraestrutura, viabilizando acordos entre institutos nacionais — como Fiocruz e Butantan — e farmacêuticas internacionais para a produção de vacinas em território nacional. Tal experiência revelou como a legislação pode contribuir para reduzir a dependência externa, garantir respostas rápidas a crises sanitárias e fortalecer a soberania científica e tecnológica do país.
Con…



