Um engenheiro, recém-empossado em órgão público, assumiu a fiscalização técnica do contrato de construção de uma edificação pública. Para se inteirar dos acontecimentos anteriores, buscou informações no diário de obras. Estudando o contrato, seus anexos e demais documentos, verificou que a medição coincidia com a data-base de reajustamento. Além disso, verificou que os profissionais indicados na proposta apresentada na licitação para executar a obra não eram os mesmos que estavam presentes no canteiro de obras.
Tendo como referência a situação hipotética apresentada, CONSIDERANDO A LEI 14.133/21, redija um texto dissertativo acerca dos seguintes itens de fiscalização de obra pública em andamento:
- diário de obras: finalidade, obrigatoriedade, periodicidade, encaminhamentos e informações que devam estar nele contidas;
- data-base: definição e procedimentos para pagamento de reajuste contratual;
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma obra pública de construção de escola pública municipal no município de São Paulo/SP foi licitada por meio de composições de custo oriundas da tabela referencial SINAPI e composições próprias, às quais fora aplicado o devido percentual de BDI (Bonificação e Despesas Indiretas).
Durante a execução contratual, o engenheiro fiscal observou algumas inconsistências na composição do BDI referencial, que também foi adotado pela contratada. Além disso, notou a ausência de BDI diferenciado para alguns serviços da planilha orçamentária. A composição do BDI referencial é:
Parcela dos serviços que constam na faixa A da Curva ABC do orçamento:

A fim de aplicar corretamente o BDI no orçamento e ev…
Um item importante na elaboração de projetos de instalações hidráulicas é o dimensionamento de conjuntos motobomba, especialmente em edifícios públicos ou privados de múltiplos andares. O escoamento da água nos andares é usualmente feito por gravidade, a partir de um reservatório superior, o qual é abastecido por um sistema apropriado de recalque de água a partir do reservatório inferior. Com relação ao sistema elevatório de água, composto por motobombas:
a) defina o método de determinação da potência das bombas centrífugas;
b) discorra sobre os dois tipos de perdas de carga que ocorrem nas linhas de recalque;
c) explique o critério econômico de dimensionamento do diâmetro da tubulação de re…
Pardal, Fiscal Municipal de Posturas do Município de São Paulo, foi encarregado de fiscalizar as bancas de jornal e revistas do centro da capital paulista.
Durante sua fiscalização, deparou-se com uma banca de jornal, localizada em frente à porta da Secretaria Municipal de Infraestrutura. A banca possuía cor amarela, seguindo o padrão das construções lindeiras, tinha 3 metros de largura e 5 de comprimento, construída em uma calçada de 4 metros.
A atividades da banca incluíam a venda de jornais, revistas, livros culturais, guias e mapas álbuns e figurinhas etc. Ademais, eram expostas publicações na parte externa da banca, na altura de 1,50 metro. O relato era de que a banca funcionava 7 horas…



