O cirurgião-dentista desempenha um importante papel no diagnóstico e prevenção das doenças infectocontagiosas em um contexto de saúde pública, uma vez que diversas doenças transmissíveis apresentam manifestações orais. Com relação ao tema, analise atentamente o caso clínico apresentado.
Paciente do sexo masculino, 23 anos, sem histórico de doenças sistêmicas, não tabagista, apresenta-se à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com queixa de uma lesão em lábio superior que apareceu 15 dias após uma viagem de férias no carnaval e não cicatriza. Ao exame clínico, observa-se boa higiene oral e todos os dentes presentes. A lesão apresenta-se como uma úlcera de base clara e indolor. O paciente relata não ter sofrido nenhum trauma na região. O cirurgião-dentista plantonista referencia o paciente para a clínica médica sem realizar nenhuma prescrição ou tratamento.
Na consulta com o clínico, realizada 15 dias depois, a lesão inicial já havia desaparecido e o paciente apresentava febre, linfoadenopatia indolor, dor de garganta, mal-estar e erupção cutânea maculopapular difusa e indolor.
Diante do quadro apresentado, responda:
a) Qual o diagnóstico mais provável?
b) Qual o agente etiológico responsável pela doença?
c) Cite 1 teste de triagem inespecífico comumente utilizado nesses casos como forma de reforçar a hipótese diagnóstica.
d) Quais testes sorológicos específicos podem ser solicitados para confirmação do diagnóstico?
e) Qual é o medicamento de primeira escolha no tratamento de pacientes que apresentem essa condição sem hipersensibilidade conhecida a nenhum medicamento?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A discussão sobre o tratamento cirúrgico de tumores maxilomandibulares é facilitada pelo fato de que alguns cistos e tumores se comportam de modo similar.
A técnica de ressecção é definida como a remoção do tumor por meio de incisão em tecidos não envolvidos em torno do tumor, retirando, desse modo, o tumor sem contato direto durante a instrumentação (também conhecida como ressecção em bloco).
De acordo com o texto acima, cite os 4 (quatro) tipos de ressecção dos ossos gnáticos, descrevendo cada um deles de forma objetiva.
Segundo Hupp et al, diversos tipos de enxertos estão disponíveis para uso em cirurgia reconstrutiva. Uma classificação útil os divide de acordo com sua origem e, portanto, seu potencial de induzir a uma resposta imune.
Em Odontologia, com base nessa premissa, temos 4 (quatro) tipos de enxerto ósseo.
a) Cite os 4 (quatro) tipos de enxerto ósseo, explicando as diferenças entre eles em relação à sua obtenção.
b) Apresente 2 (duas) vantagens e 1 (uma) desvantagem de cada um.




A – Sífilis.
B – a sífilis é provocada por Treponema pallidum, um espiroqueta que não pode sobreviver muito tempo fora do corpo humano. Na sífilis sexualmente adquirida, T. pallidum entra pelas mucosas ou pela pele, alcança os linfonodos regionais dentro de horas e rapidamente se dissemina ao longo do corpo.
C – Sorologias reagínicas (reagina plasmática rápida [RPR] ou Venereal Disease Research Laboratory [ VDRL]) para exame de sangue e diagnóstico de infecções do sistema nervoso central.
D – Testes treponêmicos detectam anticorpos antitreponema de modo qualitativo e são muito específicos para a sífilis. Eles incluem: Teste de absorção de anticorpo treponêmico fluorescente (FTA-ABS)
Ensaio de micro-hemaglutinação para anticorpos contra T. pallidum (MHA-TP)
Ensaio de hemaglutinação para T. pallidum (TPHA)
Imunoensaio enzimático para T. pallidum (TP-EIA)
Imunoensaios por quimioluminescência (CLIA)
E – A penicilina G benzatina, 2,4 milhões de unidades, IM em dose única produz níveis séricos suficientemente altos por 2 semanas para curar sífilis primária, secundária e latente recente (< 1 ano). Doses de 1,2 milhões de unidades são geralmente administradas em cada nádega para que se reduzam as reações locais.