Paciente de 17 anos, sexo masculino, leucoderma, sem doenças sistêmicas conhecidas, apresentou-se para consulta odontológica com a seguinte queixa: dor forte e difusa na gengiva, halitose, febre e prostração. Na anamnese, relatou que os sintomas se iniciaram dois dias antes da consulta e que está passando por um período de grande carga de estudo e privação do sono por causa do Enem.
Ao exame clínico, observou-se: adenopatia, ISG = 100%, IPV = 100%, pseudomembrana, papilas ulceradas e hálito fétido.
O exame periapical completo mostra níveis normais das cristas ósseas alveolares.
Com base na descrição do caso clínico, responda:
a) Qual o diagnóstico mais provável do caso de acordo com a atual classificação das doenças e condições periodontais proposta pelo World Workshop de 2017?
b) Quais os principais fatores predisponentes para o desenvolvimento dessa condição?
c) Do ponto de vista microbiológico, quais os principais microrganismos associados com essa condição?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
“O termo ‘pessoa desaparecida’ é geralmente associado ao sumiço de alguém sob circunstâncias suspeitas. De forma mais abrangente, também inclui pessoas das quais não se sabem os seus paradeiros, e acerca das quais não existe preocupação sobre a sua segurança. Particularmente, sem a identificação de um cadáver, muitos procedimentos civis não podem ser concluídos (herança, seguro etc.) e, se for praticado crime, o crime será mais difícil de ser resolvido. Os cientistas forenses – antropólogos, patologistas e odontologistas – são, portanto, frequentemente confrontados com corpos não identificados.”
(adap. De Silva & Machado. O problema dos desaparecidos no Brasil. In: Machado et al. Tratado…
Um paciente do sexo masculino, 73 anos de idade, portador de hipertensão arterial e tabagista leve (5 cigarros por dia) apresentou-se para avaliação inicial na Odontoclínica da PM-SP. Após a realização do exame periodontal completo e avaliação do exame periapical de todos os dentes presentes, observou-se a seguinte condição:
- Ausência dos elementos 31, 32, 41 e 42 extraídos recentemente por apresentarem mobilidade excessiva que comprometia a função.
- Ausência dos terceiros molares (18, 28, 38 e 48) extraídos pelo paciente na juventude por apresentarem-se semi-inclusos.
- Restaurações classe 1 em amálgama, nas faces oclusais dos molares.
- Índice de placa visível = 55%.
- Índice de sangramento à son…



