RELATO DE CASO CLÍNICO:
Anamnese (resumo): Mulher de 32 anos é portadora de hipotireoidismo estando em uso de L-tiroxina. Há um ano apresenta fadiga crescente, e o especialista que a acompanha identificou a presença de anemia, iniciando sulfato ferroso por via oral. Como não obteve a resposta esperada deste tratamento, apesar da reposição hormonal adequada, encaminhou a paciente para avaliação com o clínico geral.
Exame físico (resumo): Estado geral regular e sinais vitais normais; palidez cutaneomucosa; presença de queilose angular; aparelho respiratório normal; ritmo cardíaco regular em dois tempos; não há aumento do fígado e do baço e os pulsos periféricos são palpáveis.
Exames complementares iniciais:
– hemácias = 2.750.00/mm³;
– hematócrito = 24%;
– hemoglobina = 8,2g/dl;
– volume corpuscular médio = 112fl;
– hemoglobina corpuscular média = 28pg;
– concentração da hemoglobina corpuscular média = 36%;
– RDW (Red Cell Distribution Width) = 17,4%;
– leucometria = 3.150/mm³ com contagem diferencial normal e presença de leucócitos hipersegmentados;
– plaquetas = 120.000/mm³.
Com base no exposto, responda:
a) Qual o diagnóstico mais provável para a anemia dessa paciente?
b) Cite seis etiologias que possam justificar o desenvolvimento desse quadro.
c) Cite quatro exames complementares que podem auxiliar na identificação etiológica.
d) Quais manifestações neurológicas decorrentes da anemia podem vir a ocorrer nessa paciente?
e) Estabeleça uma proposta terapêutica eficaz para essa paciente.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Analise o caso clínico a seguir.
Anamnese (resumo): Paciente feminino, 18 anos, parda, solteira, estudante, com dor abdominal, vômitos e dor torácica há cinco dias. Queixava-se ainda de dor óssea generalizada e cefaleia que dificultavam o sono. Desde os cinco anos de idade apresenta episódios semelhantes, diversas vezes com quadros infecciosos, recebendo o diagnóstico de anemia hemolítica. Negou tabagismo e etilismo. Exame físico (resumo): Estado geral comprometido, desidratada, com palidez cutânea importante; PA = 100/65mmHg; FC = 134bpm; temperatura axilar = 38,2°C; frequência respiratória = 32irpm; estava anictérica e acianotica; aparelho respiratório com alguns roncos e crepitações no he…
Mulher de 62 anos apresenta um episódio depressivo grave. Já foi tentado o tratamento com trazodona mas não houve resposta terapêutica. Ela vem tomando venlafaxina 225mg/dia há oito semanas e apresenta remissão parcial dos sintomas.
Descreva e justifique quais intervenções terapêuticas, baseadas em evidências, estão mais indicadas, neste caso, para se tentar obter uma remissão completa dos sintomas (descreva os medicamentos específicos, não classes terapêuticas).
Valor: 15 pontos
Máximo de 15 linhas.



