“Dado que oferecerá meios, nunca antes disponíveis, para a circulação e armazenamento de informações e para a comunicação, o próximo século submeterá a educação a uma dura obrigação que pode parecer, à primeira vista, quase contraditória. A educação deve transmitir, de fato, de forma maciça e eficaz, cada vez mais saberes e saber-fazer evolutivos, adaptados à civilização cognitiva, pois são as bases das competências do futuro. Simultaneamente, compete-lhe encontrar e assinalar as referências que impeçam as pessoas de ficar submergidas nas ondas de informações, mais ou menos efêmeras, que invadem os espaços públicos e privados e as levem a orientar-se para projetos de desenvolvimento individuais e coletivos. À educação cabe fornecer, de algum modo, os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele.”
(DELORS, Jacques et al. Educação: um tesouro a descobrir. Relatório para a UNESCO
da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. Brasília/São Paulo:
Unesco/Edições ASA/Cortez, 1997)
Segundo o relatório citado, a educação do século XXI deveria se tornar um processo ao longo de toda a vida (lifelong learning) fundado sobre quatro pilares: aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a viver juntos; e aprender a ser.
Com base no texto e nos seus conhecimentos prévios:
a) destaque o argumento em favor da educação ao longo de toda a vida;
b) descreva dois dos pilares propostos para a educação do século XXI, relacionando-os com características do mundo contemporâneo.
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