Para a Valoração Econômica dos Recursos Ambientais (VERA), faz-se necessário observar a dimensão temporal do meio ambiente no que diz respeito ao seu uso no presente e uso no futuro. Uma das formas para essa valoração considera a seguinte expressão:
VERA = VUD + VUI + VO + VE
Onde suas parcelas são assim definidas:
- Valor de Uso Direto (VUD);
- Valor de Uso Indireto (VUI);
- Valor de Opção (VO);
- Valor de Existência (VE).
Para exemplificar esse método, pode-se considerar a queimada de uma floresta, onde é possível enquadrar cada um dos aspectos abaixo com as parcelas que fazem parte da VERA:
- Biodiversidade biológica;
- Madeira;
- Fauna e flora independentes do uso;
- Potencial futuro de utilização.
Pede-se:
a) A explicação da expressão da VERA, conforme abaixo:
i. Valor de Uso Direto;
ii. Valor de Uso Indireto;
iii. Valor de Opção;
iv. Valor de Existência.
b) O enquadramento dos aspectos considerados na queimada de uma floresta com as parcelas da expressão da VERA.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Em uma estação de tratamento de água (ETA), utiliza-se de leite de cal – que é a designação de uma suspensão de hidróxido de cálcio (Ca(OH)2) em água, dosado a partir de um tanque de armazenamento que tem esse reagente mantido em suspensão agitada em concentração de 10% em peso, com densidade igual a 1,4 kg/L.
Calcule a vazão de alimentação (em litros por hora) do referido leite de cal (de concentração 10% em peso de Ca(OH)2 em água) necessária para satisfazer a condição operacional de dosagem de 5g de Ca(OH)2 por litro de água tratada, em uma ETA que trata uma vazão de 1000 litros de água por segundo.
Para o bom gerenciamento das florestas é necessário ao manejador florestal um apurado conhecimento do crescimento e produção de sua área florestal. De um modo geral, o crescimento consiste em um conjunto de fenômenos biológicos que causam mudanças no peso, no volume e na forma das árvores, ao passo que a produção é a expressão do crescimento acumulado, referindo-se ao tamanho final após um período definido de observação.
A curva de produção, que expressa o crescimento acumulado, é uma curva assintótica onde atinge um ponto de máxima produção final constante. Ela apresenta também um ponto de inflexão, no ponto em que a curva muda de sentido, e um ponto de máxima tangência, onde tangencia uma …
“O Brasil é um dos países que mais gera resíduos sólidos no mundo – atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz, em média, 343 quilos de lixo por ano. Isso resulta em 80 milhões de toneladas de resíduos a cada ano. Nesse cenário, o mais agravante é que apenas 4% desse volume é reaproveitado ou reciclado.”
https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/composta-mais/brasil-produz-80-milhoes-toneladas-de-residuos-solidos-todos-os-anos/
O descarte de todo esse volume gerado é desafiador. Por esse motivo, fora instituído o Plano Nacional de Recursos Sólidos, a fim de ameni…



