Para a Valoração Econômica dos Recursos Ambientais (VERA), faz-se necessário observar a dimensão temporal do meio ambiente no que diz respeito ao seu uso no presente e uso no futuro. Uma das formas para essa valoração considera a seguinte expressão:
VERA = VUD + VUI + VO + VE
Onde suas parcelas são assim definidas:
- Valor de Uso Direto (VUD);
- Valor de Uso Indireto (VUI);
- Valor de Opção (VO);
- Valor de Existência (VE).
Para exemplificar esse método, pode-se considerar a queimada de uma floresta, onde é possível enquadrar cada um dos aspectos abaixo com as parcelas que fazem parte da VERA:
- Biodiversidade biológica;
- Madeira;
- Fauna e flora independentes do uso;
- Potencial futuro de utilização.
Pede-se:
a) A explicação da expressão da VERA, conforme abaixo:
i. Valor de Uso Direto;
ii. Valor de Uso Indireto;
iii. Valor de Opção;
iv. Valor de Existência.
b) O enquadramento dos aspectos considerados na queimada de uma floresta com as parcelas da expressão da VERA.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma grande cidade é atendida pelo abastecimento de água tratada em duas ETAs: ETA A e ETA B, que captam água de dois diferentes mananciais e centralizam toda a água produzida em um único reservatório, do qual deriva toda a rede de distribuição para a população.
A água produzida pela ETA A atende perfeitamente às exigências da Portaria do Ministério da Saúde número 518 de 2004. No entanto, a água produzida na ETA B só não atende às exigências legais no quesito de que contém concentração de surfactantes (substâncias oriundas dos detergentes contidos nos esgotos que contaminam alguns mananciais) em concentração de 1mg/L, o que excede o limite de concentração de surfactantes de 0,5mg/L estabelec…
“O Brasil é um dos países que mais gera resíduos sólidos no mundo – atrás apenas dos Estados Unidos, China e Índia. De acordo com dados da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), cada brasileiro produz, em média, 343 quilos de lixo por ano. Isso resulta em 80 milhões de toneladas de resíduos a cada ano. Nesse cenário, o mais agravante é que apenas 4% desse volume é reaproveitado ou reciclado.”
https://www.gazetadopovo.com.br/gpbc/composta-mais/brasil-produz-80-milhoes-toneladas-de-residuos-solidos-todos-os-anos/
O descarte de todo esse volume gerado é desafiador. Por esse motivo, fora instituído o Plano Nacional de Recursos Sólidos, a fim de ameni…
Os procedimentos para regularização do equipamento médico são pautados pelo processo protocolado na ANVISA. Para a solicitação de registro ou cadastro de um equipamento biomédico devem ser seguidos, rigorosamente, cinco passos.
Pede-se a explicação:
a) do passo 1: regularização da empresa junto à Vigilância Sanitária;
b) do passo 2: identificação sanitária do equipamento;
c) do passo 3: identificação da petição;
d) do passo 4: peticionamento eletrônico;
e) do passo 5: protocolo da petição.



