MPMG inaugura a primeira Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção do Ministério Público brasileiro
A nova sede leva o nome do promotor de Justiça Francisco José Lins do Rego Santos, assassinado em 25 de janeiro de 2002 na capital mineira, em um atentado motivado por sua atuação ministerial. Com a instalação da unidade, estima-se uma recuperação anual de cerca de R$1 bilhão para os cofres públicos.
“Inciamos hoje mais um capítulo marcante na história do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) no combate ao crime e à corrupção, talvez o maior de todos os passos de sua existência nesse sentido. A criação dessa unidade significa muito mais do que uma norma que regulamenta o espaço físico que a abriga. É um passo definitivo e grandioso dado pela instituição no combate a duas chagas da nossa sociedade: a criminalidade e a corrupção”. Foram estas as palavras iniciais proferidas pelo procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, durante a solenidade de inauguração, nesta sexta-feira, 1º de julho, em Belo Horizonte, da primeira Unidade de Combate ao Crime e à Corrupção (UCC) do Ministério Público brasileiro. Com a instalação da unidade, estima-se uma recuperação anual de cerca de R$ 1 bilhão para os cofres públicos...
https://www.mpmg.mp.br/portal/menu/comunicacao/noticias/mpmg-inaugura-a-primeira-unidade-de-combate-ao-crime-e-a-corrupcao-do-ministerio-publico-brasileiro.shtml
MPMG deflagra operação contra esquema de corrupção no presídio de Varginha envolvendo diretores, policiais penais, advogados e intermediários
O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por seu Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco/Varginha), e pela 7ª Promotoria de Justiça da Comarca de Varginha, em ação conjunta com o Depen, a Polícia Militar e a Polícia Civil, deflagrou a Operação Penitência, visando desmantelar organização criminosa envolvida com crimes de corrupção passiva, receptação e embaraço às investigações.
Segundo as investigações, policiais penais cobravam propinas das pessoas privadas de liberdade para os mais diversos fins, dentre eles transferências ou permanência na unidade local (onde o regime semiaberto é domiciliar), obtenção de trabalho externo ou interno e outros confortos.
Advogados e particulares seriam intermediários das propinas. Participam das diligências cinco promotores de Justiça e três servidores do MPMG, 19 policiais militares, 3 policiais civis e 15 policiais penais. As investigações prosseguem.
https://www.mpmg.mp.br/portal/menu/comunicacao/noticias/mpmg-deflagra-operacao-contra-esquema-de-corrupcao-no-presidio-de-varginha-envolvendo-diretores-policiais-penais-advogados-e-intermediarios.shtml

https://www.fecomercio.com.br/noticia/brasil-fala-muito-sobre-corrupcao-mas-nao-discute-reformas-ou-solucoes-para-o-problema
A partir da leitura dos textos motivadores, redija um texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas, sobre o tema: A construção de uma sociedade menos corrupta: o papel do Ministério Público e do cidadão.
Atribua o seguinte título ao seu texto: Todos contra a corrupção.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto I
Sofrimento psíquico no ambiente de trabalho: pesquisadores apontam situação endêmica na saúde mental no Brasil
Transtornos Mentais Relacionados ao Trabalho (TMRT) são a terceira maior causa de afastamento do trabalho e dados apontam tendência de crescimento.
Em proposição da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (Cistt) do Conselho Nacional de Saúde, a 342 ª Reunião Ordinária do CNS trouxe dados alarmantes sobre como a ansiedade, o estresse e o suicídio têm afetado a população ativa no Brasil. A mesa “Transtornos mentais e de adoecimento no ambiente de trabalho: ações e intervenções para proteger a saúde e segurança dos trabalhadores e trabalhadoras…
Texto I
Lei Seca surte efeito em jovens, mas ainda precisa melhorar, alerta especialista
Após 15 anos de sua implementação, a Lei Seca do Brasil (Lei nº 11.705/2008) parece surtir cada vez mais efeito na população mais jovem que dirige automóveis. Ao menos é o que indica uma pesquisa realizada neste ano pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Segundo o relatório, que traz diversas estatísticas relacionadas ao assunto, 19,8% dos motoristas flagrados ao volante sob efeito de álcool têm menos de 30 anos.
O que chama atenção é que esse porcentual é menor que o de motoristas mais velhos flagrados dirigindo sob efeito do álcool.
Em pessoas na faixa dos 30 aos 40 anos, o índice chega a 30…
Texto I
A Terra está superaquecendo. De acordo com os dados da NASA, a temperatura média em 2020 superou de 1,02 grau aquela do período 1950-1980. O aquecimento global, além de provocar o derretimento das geleiras e o aumento do nível do mar, desencadeia outras mudanças climáticas, como a desertificação e o aumento de fenômenos extremos, entre os quais furacões, inundações e incêndios: a alteração do clima pode causar danos incalculáveis.
A comunidade científica é unânime em atribuir a causa às emissões antropogênicas de gases de efeito estufa na atmosfera, em particular a partir da época da revolução industrial. O principal entre esses, o dióxido de carbono, provém em grande parte do setor…



