Paciente negro de 30 anos de idade é atendido em pronto-socorro cardiológico com quadro de dispneia aos pequenos esforços de início há 3 dias, com piora no dia do atendimento. Relata dor precordial do tipo “rasgando” há 5 dias e, no momento, dor de leve intensidade (escala de dor 2/10). Ao exame físico inicial, apresenta: sopro diastólico em 2° espaço intercostal direito, presença de terceira bulha (B3), turgência jugular patológica, perfusão periférica lentificada e estertores crepitantes em bases pulmonares. PA:90/50mmHg, saturação periférica de O2: 89% , FC:110bpm. Eletrocardiograma sem sinais de isquemia miocárdica, enzimas cardíacas negativas. Foi realizado ecocardiograma transtorácico que evidenciou sinais de dissecção de aorta (região da raiz aorta), refluxo aórtico moderado/importante, dilatação moderada de VE e fração de ejeção de 35%. Considerando o quadro clínico apresentado:
1. descreva os possíveis achados clínicos (semiológicos) relacionados à valvopatia aguda desenvolvida pelo paciente;
2. explique a fisiopatologia da presença de terceira bulha para o caso clínico em questão;
3. cite pelo menos 3 dos critérios maiores de Framingham para avaliação diagnóstica da IC aguda;
4. indique qual é o perfil hemodinâmico do paciente;
5. faça uma prescrição inicial para a estabilização da IC aguda desse paciente;
6. cite quais classes de drogas devem ser prescritas após estabilização hemodinâmica do paciente com objetivo de redução da mortalidade cardiovascular.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Letícia, uma mulher de 32 anos, comparece à consulta de rotina de retorno, com resultados de exames solicitados pelo médico assistente. Letícia não tem queixas nem comorbidades; refere parceria sexual fixa e trabalha como serviço administrativo. Ela ainda não conferiu os resultados dos exames. Ao olhar os laudos, o médico assistente identifica um exame positivo para HIV, com teste confirmatório em anexo também positivo.
Considerando os diversos métodos para a discussão de notícias difíceis, quais devem ser os passos da comunicação do diagnóstico para Letícia?
Para a obtenção de modelos de trabalho para a confecção de próteses fixas, vários materiais e técnicas são descritos na literatura. O primeiro passo é a seleção correta da moldeira. No caso de o material de escolha ser a silicona de adição, descreva as características que as moldeiras devem apresentar quanto à extensão em relação à arcada a ser moldada e ao material de que são confeccionadas. A seguir, descreva os passos técnicos propriamente ditos de cada uma das técnicas que podem ser utilizadas com siliconas de adição: moldagem monofásica, moldagem de dupla fase de passo único e moldagem de dupla fase de dois passos, indicando os materiais utilizados em cada passo clínico.
Um major da Polícia Militar de Goiânia, de 52 anos, com antecedentes de hipertensão e diabetes do tipo 2, iniciou quadro súbito de fraqueza do lado direito do corpo e dificuldade para falar, sendo levado ao Hospital Militar de Goiânia. O quadro clínico se iniciou 45 minutos antes de sua admissão hospitalar. Ao exame, ele se encontrava eupneico, corado, anictérico, com pressão arterial (PA) de 190/102mmHg em braço esquerdo e 150/88mmHg em braço direito, além de frequência cardíaca (FC) 80bpm, arrítmico e glicemia capilar 110mg/dL. Exame neurológico: alerta, com afasia global, pupilas isofotorreagentes, hemiplegia direita, reflexo cutâneoplantar em extensão à direita, hipoestesia tátil e dolor…



