Um engenheiro, recém-empossado em órgão público, assumiu a fiscalização técnica do contrato de construção de uma edificação pública. Para se inteirar dos acontecimentos anteriores, buscou informações no diário de obras. Estudando o contrato, seus anexos e demais documentos, verificou que a medição coincidia com a data-base de reajustamento. Além disso, verificou que os profissionais indicados na proposta apresentada na licitação para executar a obra não eram os mesmos que estavam presentes no canteiro de obras.
Tendo como referência a situação hipotética apresentada, considerando a Lei 14.133/21, redija um texto dissertativo acerca dos seguintes itens de fiscalização de obra pública em andamento:
a) diário de obras: finalidade, obrigatoriedade, periodicidade, encaminhamentos e informações que devam estar nele contidas;
b) data-base: definição e procedimentos para pagamento de reajuste contratual;
c) controle dos profissionais responsáveis técnicos pela obra e pelas substituições, se for o caso.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Manifestações patológicas de corrosão de armadura podem ocorrer em elementos estruturais por diferentes causas, resultando em fissuras e no desplacamento do concreto desses elementos. Essas manifestações patológicas ocorrem principalmente em ambientes úmidos, sujeitos à infiltração de água e com alta concentração de CO2. Quais procedimentos devem ser adotados para a solução desse tipo de manifestação patológica (corrosão de armadura)?
A figura a seguir apresenta uma viga submetida a um carregamento distribuído uniforme.

Admitindo que a carga q vale 8 kN/m, responda ao que se pede.
Calcule as reações nos apoios da viga.
- Escreva uma equação que estabeleça a variação dos momentos fletores ao longo da viga em função da posição x.
- Calcule os máximos momentos fletores positivo e negativo na viga.
Uma obra pública de construção de escola pública municipal no município de Atalaia/AL foi licitada por meio de composições de custo oriundas da tabela referencial SINAPI e composições próprias, às quais fora aplicado o devido percentual de BDI (Bonificação e Despesas Indiretas).
Durante a execução contratual, o engenheiro fiscal observou algumas inconsistências na composição do BDI referencial, que também foi adotado pela contratada. Além disso, notou a ausência de BDI diferenciado para alguns serviços da planilha orçamentária. A composição do BDI referencial é:

Parcela dos serviços que constam na faixa A da Curva ABC do orçamento:

A fim de aplicar corretamente o BDI no orçamento …



