Paciente do sexo feminino de 21 anos de idade, sem comorbidades prévias, chega à emergência com quadro de dor abdominal, vômitos, mal-estar e febre de 38 graus, com evolução do quadro há 3 dias. Ao exame: paciente corada, desidratada ++/4, acianótica, anictérica, pressão arterial de 90×60 mmHg, frequência cardíaca de 110 batimentos por minuto. Tireoide sem sopros e normopalpável. Exame cardiovascular sem particularidades. Exame do aparelho respiratório sem alterações. Abdome: peristáltico, flácido, discretamente doloroso à palpação profunda, sem massas, visceromegalias ou sinais de irritação peritoneal. Membros inferiores sem alterações. Nos exames laboratoriais, encontra-se: glicemia 476 mg/dL; pH=7,20; Bicarbonato 11 mEq/L; Potássio 5,1 mEq/L; Sódio 140 mEq/L; Ureia 60 mg/dL; Creatinina 1,4 mg/dL; Hemoglobina 12 g/L; Leucometria 14.000 com 6% de bastões. Cetonúria presente. Análise de urina com glicosúria 2+.
O caso descrito se refere à mais importante emergência endocrinológica. Em relação a essa patologia, essa patologia, discorra sobre sua definição, apresentação clínica, classificação, causas principais, diagnósticos diferenciais, tratamento, critérios de resolução, manejo após resoluções e possíveis complicações do tratamento.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Incapacidade laborativa é a impossibilidade de desempenhar as atribuições laborativas para a função habitual. Para essa avaliação, é necessário considerar o agravamento da doença bem como o risco à vida do servidor e de terceiros. Considerando o exposto, classifique e descreva a incapacidade laborativa quanto ao grau, a duração e a abrangência profissional, explicando essa classificação.
Letícia, uma mulher de 32 anos, comparece à consulta de rotina de retorno, com resultados de exames solicitados pelo médico assistente. Letícia não tem queixas nem comorbidades; refere parceria sexual fixa e trabalha como serviço administrativo. Ela ainda não conferiu os resultados dos exames. Ao olhar os laudos, o médico assistente identifica um exame positivo para HIV, com teste confirmatório em anexo também positivo.
Considerando os diversos métodos para a discussão de notícias difíceis, quais devem ser os passos da comunicação do diagnóstico para Letícia?
A pancreatite aguda é uma patologia altamente prevalente. Estima-se que atualmente seja a principal causa gastrointestinal de hospitalização. A respeito dessa patologia, responda: Qual é a patogênese da pancreatite aguda? Quais são seus principais agentes etiológicos? Como é feito seu diagnóstico? Atualmente, como é classificada a pancreatite aguda quanto à sua gravidade? E quais são as principais bases para seu manejo?



