O estresse é a maneira como o corpo reage diante de diferentes situações de grande esforço emocional. Os trabalhos mais estressantes envolvem bombeiros, militares, policiais, jornalistas, altos executivos, médicos, enfermeiros que trabalham em UTI e emergências, economistas e professores. Durante a jornada de trabalho, são inúmeras as situações vivenciadas que podem ser consideradas traumáticas e, consequentemente, impactar a saúde física e mental desses trabalhadores. Uma situação de trabalho ou relacionada ao trabalho estressante (de curta ou longa duração), de natureza excepcionalmente ameaçadora ou catastrófica, pode gerar uma resposta tardia conhecida como estado de estresse póstraumático (TEPT). Os sintomas do transtorno do estresse pós-traumático, podem ser subdivididos em 4 categorias. Cite e descreva cada uma dessas categorias.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A osteoartrose dos joelhos acomete geralmente pacientes idosos e pode levar a incapacidades, limitação de vida diária e perda de qualidade de vida. Em sua resposta, discorra sobre o que é artrose; sua etiologia (exemplificando) e os tipos existentes de artrose; e o tratamento, desde o conservador até o tratamento cirúrgico.
A pancreatite aguda é uma patologia altamente prevalente. Estima-se que atualmente seja a principal causa gastrointestinal de hospitalização. A respeito dessa patologia, responda: Qual é a patogênese da pancreatite aguda? Quais são seus principais agentes etiológicos? Como é feito seu diagnóstico? Atualmente, como é classificada a pancreatite aguda quanto à sua gravidade? E quais são as principais bases para seu manejo?
Paciente com cirrose hepática acompanhado em ambulatório foi admitido em sala de emergência via regulação SAMU, apresentando hematêmese franca, volumosa. Ao exame, obnubilado, sonolento, taquicárdico FC 140, Pressão sistólica 70 mmHg, pulso periférico filiforme, perfusão capilar maior de 3 segundos. Diante desse quadro, discorra sobre: (1) conduta imediata frente ao quadro de instabilidade hemodinâmica e choque; (2) uso racional de drogas vasoativas/volume (cristaloide) e uso de concentrado de hemácias; (3) terapia endoscópica adequada e tempo da realização; (4) antibioticoterapia/uso de sondas e (5), no caso falha de tratamento, comentar sobre cirurgias propostas e utilização de hemodinâmic…



