Um major da Polícia Militar de Goiânia, de 52 anos, com antecedentes de hipertensão e diabetes do tipo 2, iniciou quadro súbito de fraqueza do lado direito do corpo e dificuldade para falar, sendo levado ao Hospital Militar de Goiânia. O quadro clínico se iniciou 45 minutos antes de sua admissão hospitalar. Ao exame, ele se encontrava eupneico, corado, anictérico, com pressão arterial (PA) de 190/102mmHg em braço esquerdo e 150/88mmHg em braço direito, além de frequência cardíaca (FC) 80bpm, arrítmico e glicemia capilar 110mg/dL. Exame neurológico: alerta, com afasia global, pupilas isofotorreagentes, hemiplegia direita, reflexo cutâneoplantar em extensão à direita, hipoestesia tátil e dolorosa à direita e hemianopsia homônima à direita. Sua pontuação na escala NIH era 21 e Tomografia de Crânio sem sinais de sangramento ou isquemia aguda. Considerando o exposto, responda: Como esse paciente pode ser classificado com base na Oxfordshire Stroke Classification Scale e qual é a conduta mais apropriada para o momento? Quando deve ser indicada a craniectomia descompressiva no acidente vascular isquêmico? Quais são as possíveis complicações relacionadas a esse procedimento?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A osteoartrose dos joelhos acomete geralmente pacientes idosos e pode levar a incapacidades, limitação de vida diária e perda de qualidade de vida. Em sua resposta, discorra sobre o que é artrose; sua etiologia (exemplificando) e os tipos existentes de artrose; e o tratamento, desde o conservador até o tratamento cirúrgico.
A pancreatite aguda é uma patologia altamente prevalente. Estima-se que atualmente seja a principal causa gastrointestinal de hospitalização. A respeito dessa patologia, responda: Qual é a patogênese da pancreatite aguda? Quais são seus principais agentes etiológicos? Como é feito seu diagnóstico? Atualmente, como é classificada a pancreatite aguda quanto à sua gravidade? E quais são as principais bases para seu manejo?
Paciente com cirrose hepática acompanhado em ambulatório foi admitido em sala de emergência via regulação SAMU, apresentando hematêmese franca, volumosa. Ao exame, obnubilado, sonolento, taquicárdico FC 140, Pressão sistólica 70 mmHg, pulso periférico filiforme, perfusão capilar maior de 3 segundos. Diante desse quadro, discorra sobre: (1) conduta imediata frente ao quadro de instabilidade hemodinâmica e choque; (2) uso racional de drogas vasoativas/volume (cristaloide) e uso de concentrado de hemácias; (3) terapia endoscópica adequada e tempo da realização; (4) antibioticoterapia/uso de sondas e (5), no caso falha de tratamento, comentar sobre cirurgias propostas e utilização de hemodinâmic…



