Um major da Polícia Militar de Goiânia, de 52 anos, com antecedentes de hipertensão e diabetes do tipo 2, iniciou quadro súbito de fraqueza do lado direito do corpo e dificuldade para falar, sendo levado ao Hospital Militar de Goiânia. O quadro clínico se iniciou 45 minutos antes de sua admissão hospitalar. Ao exame, ele se encontrava eupneico, corado, anictérico, com pressão arterial (PA) de 190/102mmHg em braço esquerdo e 150/88mmHg em braço direito, além de frequência cardíaca (FC) 80bpm, arrítmico e glicemia capilar 110mg/dL. Exame neurológico: alerta, com afasia global, pupilas isofotorreagentes, hemiplegia direita, reflexo cutâneoplantar em extensão à direita, hipoestesia tátil e dolorosa à direita e hemianopsia homônima à direita. Sua pontuação na escala NIH era 21 e Tomografia de Crânio sem sinais de sangramento ou isquemia aguda. Considerando o exposto, responda: Como esse paciente pode ser classificado com base na Oxfordshire Stroke Classification Scale e qual é a conduta mais apropriada para o momento? Quando deve ser indicada a craniectomia descompressiva no acidente vascular isquêmico? Quais são as possíveis complicações relacionadas a esse procedimento?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Pneumonia é definida como infecção dos pulmões. Ela ocorre pela penetração de agentes infecciosos ou irritantes nos alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas. Diante do exposto, defina pneumonia adquirida na comunidade, pneumonia nosocomial e pneumonia associada à ventilação mecânica. Indique os principais agentes etiológicos da pneumonia adquirida na comunidade, da pneumonia nosocomial, da pneumonia associada à ventilação mecânica e como é determinado seu tratamento, dando exemplo de uma medicação. Defina a CRB-65, aponte seus critérios e descreva como o seu escore é interpretado.
Um major da Polícia Militar de Goiânia, de 52 anos, com antecedentes de hipertensão e diabetes do tipo 2, iniciou quadro súbito de fraqueza do lado direito do corpo e dificuldade para falar, sendo levado ao Hospital Militar de Goiânia. O quadro clínico se iniciou 45 minutos antes de sua admissão hospitalar. Ao exame, ele se encontrava eupneico, corado, anictérico, com pressão arterial (PA) de 190/102mmHg em braço esquerdo e 150/88mmHg em braço direito, além de frequência cardíaca (FC) 80bpm, arrítmico e glicemia capilar 110mg/dL. Exame neurológico: alerta, com afasia global, pupilas isofotorreagentes, hemiplegia direita, reflexo cutâneoplantar em extensão à direita, hipoestesia tátil e dolor…
Paciente do sexo feminino, com lesão pigmentada com bordas irregulares, assimétrica, dermatoscopia sugerindo áreas com pseudópodes e véu de noiva. Diante desse caso, identifique o diagnóstico, cite os principais tipos histológicos e fatores de risco para o desenvolvimento dessa patologia. Além disso, identifique o tipo histológico mais provável com base na epidemiologia e descreva a conduta clínica inicial a ser tomada, explicando o significado do índice de Breslow, sua importância e evolução, caso o Breslow seja de 1,5 mm. Por fim, explique a avaliação do linfonodo sentinela (conceito e função) e o rastreio de metástases.



