O número de casos de violência contra os indígenas, em 2021, é o maior dos últimos 9 anos. A conclusão faz parte do relatório Conselho Indigenista Missionário (Cimi), apresentado na sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.
O documento é resultado de uma apuração feita com as entidades e associações dos povos sobre a situação dos indígenas no Brasil, e mostra que, no ano passado, foram registrados 355 casos de violência contra os indígenas. Em 2020, foram 304 ocorrências.
Violência contra indígenas: 2021 teve maior número de casos em 9 anos.
Internet: <g1.globo.com> (com adaptações).
Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo sobre o seguinte tema.
COMO REDUZIR A VIOLÊNCIA CONTRA OS POVOS INDÍGENAS NO BRASIL?
Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1 defina a violência contra os povos indígenas, apresentando exemplos de atos violentos comumente perpetrados contra indígenas, e discorra sobre pelo menos duas causas da violência contra esta população; [valor: 50,00 pontos]
2 proponha medidas que, visando às causas mencionadas no aspecto 1, contribuam para a redução da violência contra os povos indígenas. [valor: 45,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A edição de 2024 da Pesquisa Retratos da Leitura — a mais completa e aprofundada pesquisa sobre os hábitos de leitura do brasileiro — informa que, nos últimos quatro anos, houve uma redução de 6,7 milhões de leitores no país. Pela primeira vez na série histórica da pesquisa, a proporção de não leitores é maior que a de leitores na população brasileira: 53% das pessoas não leram nem parte de um livro — impresso ou digital — de qualquer gênero.
Internet: <www.publishnews.com.br> (com adaptações).
A leitura é a chave para o conhecimento e o início do processo de compreensão do mundo e da importância das políticas públicas, assim como é fundamental para o aprimoramento da escrita. É um dir…
As tecnologias de inteligência artificial (IA) são desenvolvidas e aplicadas em diferentes campos científicos, como biologia, física, matemática e ciências sociais, tendo o potencial de elevar a qualidade da pesquisa científica. Contudo, embora se reconheçam aspectos positivos no uso de IA na pesquisa científica, são também identificadas preocupações, que incluem principalmente a opacidade das ferramentas de IA, consideradas por muitos “caixas-pretas”, que não permitem entender as razões subjacentes aos resultados gerados por IA.
Virgílio Almeida e Elen Nas. Desafios da IA responsável na pesquisa científica.
In: Revista USP, São Paulo, n.º 141, 2024 (com adaptações).
A introdução da IA no me…
Texto 1
De acordo com relatório da UNESCO (2021), a inteligência artificial tem sido aplicada em áreas diversas, como saúde, segurança pública e educação, com potencial de ampliar a eficiência de serviços e facilitar a tomada de decisões. No entanto, o documento alerta que, sem parâmetros éticos claros, o uso desses sistemas pode gerar riscos à privacidade, à igualdade de oportunidades e à própria democracia, sobretudo quando algoritmos passam a influenciar diretamente a vida de milhões de pessoas.
Texto 2
Estudos de universidades brasileiras e organizações internacionais apontam que sistemas de IA podem reproduzir ou até intensificar preconceitos sociais. Exemplo disso ocorreu em Salvador (…



