O Tribunal de Contas da União (TCU), em auditoria realizada em um órgão público federal, avaliou a plausibilidade da justificativa apresentada na escolha do laboratório X para disponibilização de vacinas contra o Coronavírus. Após a realização do trabalho inicial, os auditores identificaram o seguinte achado.
Achado: A equipe de planejamento da contratação concluiu que a escolha pelo laboratório X se deve à eficiência de pelo menos 80% da vacina por ela produzida. Para justificar esse fato, foi considerada pesquisa que apontou que apenas 9 entre 15 pessoas não contraíram o vírus após receberem essa vacina.
Considerando a situação hipotética precedente, discorra sobre:
- a finalidade dos testes de hipóteses;
- o teste a ser considerado na situação analisada; e
- conclusões a serem tomadas, considerando 5% de significância.
Obs.: Na tabela, estão valores para P (Z < Z0), considerando a distribuição normal.

CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Com o intuito de estudar os determinantes do crédito concedido, , para a compra de um imóvel, foi proposto um Modelo de Regressão Linear Múltipla a partir da análise dos processos de clientes de uma instituição financeira, tendo especificado o seguinte modelo:
sendo que é o valor do crédito concedido, é o rendimento anual do cliente, é o valor de compra do imóvel, é a porcentagem das outras obrigações financeiras do cliente no seu rendimento (varia de 0 a 100) e é uma varável binária que assume valor 1, se o cliente tiver mais de 50 anos, e assume valor zero, caso contrário, e ln representa o logaritmo natural da variável.
Admita-se que foram verificadas todas as hipóteses do Mode…
O número de chamadas telefônicas, por minuto, que chegam ao serviço de atendimento ao consumidor de uma sociedade empresária segue uma distribuição de Poisson com valor esperado λ . Tendo por base a contagem do número de chamadas em 60 intervalos de um minuto, selecionados ao acaso, foram contabilizadas 120 chamadas.
a) Sabendo-se que λ=X é o estimador de máxima verossimilhança de λ , qual a estimativa de máxima verossimilhança para a probabilidade de não haver chamadas num minuto? Considere e¹=3.
b) Determine um intervalo de confiança bilateral, aproximado pela distribuição normal, de 95% para o número médio de chamadas por minuto.
c) Os funcionários do serviço de atendimento ao consumidor …
A pandemia de COVID-19 evidenciou a importância da integração entre governo, instituições de pesquisa e setor produtivo. No Brasil, a Lei de Inovação (Lei nº 10.973/2004, alterada pela Lei nº 13.243/2016) permitiu a utilização de instrumentos como encomendas tecnológicas, transferência de tecnologia e compartilhamento de infraestrutura, viabilizando acordos entre institutos nacionais — como Fiocruz e Butantan — e farmacêuticas internacionais para a produção de vacinas em território nacional. Tal experiência revelou como a legislação pode contribuir para reduzir a dependência externa, garantir respostas rápidas a crises sanitárias e fortalecer a soberania científica e tecnológica do país.
Con…




Olá,
Nesse caso o teste não deveria ser unilateral à esquerda?
O teste bilateral rejeitaria os casos em que a eficiência seria muito superior a 80%. Sendo esses casos desejáveis para a eficiência de uma vacina.
A questão e a resolução foi ajustada pelo professor.
Bom dia,
fiquei com dúvida nessa questão, pois interpretei que o correto seria o teste de hipótese UNILATERAL À ESQUERDA, em que H0: eficiência = 0,8 e H1: eficiência<0,8, na minha análise a eficiência não deve ser exatamente 80% e sim a melhor possível. Com isso teríamos a não aceitação de H0, o TCU NÃO deveria considerar plausível a justificativa apresentada pelo órgão na escolha do laboratório X para disponibilização de vacinas contra o Coronavírus a 5% de significância.
Não é o caso da questão, mas pela lógica aplicada, se na amostra tivesse 99% de eficiência e você aplicasse o teste Bilateral a 5% de significância, o TCU deveria NÃO considerar plausível a justificativa apresentada pelo órgão na escolha do laboratório X para disponibilização de vacinas contra o Coronavírus, uma vez que estaria fora da região de não rejeição (-1,96 < z < 1,96)? Tal afirmação não faria sentido no caso analisado.
A questão e a resolução foi ajustada pelo professor.
Perfeito, mas a resolução em texto encontra – se inconsistente:
Partindo desse conceito, defende-se que, para a análise da amostra do resultado da vacina pelo laboratório X, deve-se realizar um teste BILATERAL ERRADO. De acordo com a Estatística, esse teste se justifica pelo fato de que os dados amostrais sugerem que a eficiência da vacina é suficientemente diferente de 80% Na situação proposta, o teste a ser conduzido envolve hipótese nula H0: p = 80% (ou 0,80) e hipótese alternativa HA : p < 80% (ou 0,80).
Pedimos que atualize a página (ctrl + F5), pois não deve ter aparecido a atualização para você.
Discordo com força desse gabarito. Erradíssimo definir as hipóteses com base na estimativa obtida. Não existe isso na Estatística. A hipótese alternativa é definida a partir do que se considera o erro mais grave – que será o erro do Tipo I (necessariamente é assim que se faz). No caso em tela, o erro do tipo I é supor que a vacina tem uma eficácia de pelo menos 80%, quando na verdade seria menor (ser maior não é o erro grave). Portanto, flagrantemente é um teste unilateral, H0: P=0,8 vs HA: P<0,8 e o resultado é a rejeição de H0. Eu entraria com recurso……
A questão e a resolução foi ajustada pelo professor.