Títulos e subtítulos de artigos publicados no jornal Correio Braziliense.
Artigo 1 – Quando o trabalho adoece. Distúrbio emocional causado pelo esgotamento profissional, a síndrome de burnout foi agravada pela pandemia de covid. Segundo OMS, Brasil é vice campeão mundial de estresse.
07/08/2022.
Artigo 2 – Quiet quiting: a tendência das novas gerações em fazer apenas o esperado. Entenda mais sobre a nova postura profissional que vai na contramão do workaholic.
29/09/2022.
A partir desses dois títulos e subtítulos de artigos publicados, redija um texto dissertativo que aborde aspectos relacionados à síndrome de burnout, ao impacto da pandemia na saúde dos trabalhadores e ao modo como a organização do trabalho pode acarretar transtornos mentais ou preveni-los.
Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Defina a síndrome de bournout, sintomas, profissões mais acometidas e o impacto da pandemia. [valor: 4,00 pontos]
2 Descreva o modelo proposto por Kasasek para explicar fatores de estresse relacionado ao trabalho. [valor: 2,50 pontos]
3 Aborde o quiet quieting e a psicodinâmica do trabalho, bem como a organização do trabalho, considerando aspectos da NR-17 Ergonomia, para prevenção e manejo dos fatores estressores no trabalho. [valor: 3,00 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Uma servidora de 40 anos de idade, consultora jurídica há 10 anos em instituição pública, apresentou atestado médico para afastamento do trabalho por noventa dias. No atestado, emitido por médico-assistente, psiquiatra, constava o diagnóstico de síndrome de burnout.
Por ocasião da perícia médica para a homologação de licença para tratamento da própria saúde, a referida servidora relatou ao médico do trabalho que o novo gestor do setor onde ela estava lotada exigia elevada produtividade, utilizando como parâmetro a produtividade dele mesmo. A servidora mencionou, ainda, que outras servidoras do setor também demonstravam dificuldade no desempenho de suas atividades e, quando não alcançavam a m…
Um gestor de determinada instituição, tendo verificado que a taxa de absenteísmo por motivo de saúde estava aumentando, solicitou um relatório epidemiológico, que demonstrou que os transtornos mentais eram as principais causas dos afastamentos do trabalho. Foi criado, então, um grupo de estudo composto por especialistas em saúde mental e do trabalhador para mitigar os efeitos danosos da situação. Esse grupo constatou a existência de casos de Síndrome de Burnout, recentemente reconhecida como doença laboral, bem como indícios de assédio moral no trabalho em alguns setores.
Na condição de membro desse grupo, designado como responsável por fazer uma apresentação introdutória sobre Síndrome de B…




1)A sindrome de burn out é definida de acordo com o CID11, como a síndrome (doença?) caracterizada por exaustão mental ( esgotamento) despersonalização( negatividade cinismo para as pessoas), associados e pensamentos com conteúdo negativo( incompetente,arruinado) Normalmente ocorrem em pessoa de perfil competitivo, que inicialmente vão se envolvendo em atividades, com sobrecarga de trabalho, ritmo de trabalho intenso, aumentando o número de cadências e consequente ritmo de trabalho, pressão de tempo ou exigência de tempo, até atingir determinado limiar de susceptibilidade individual.
Na questão do resultado expressado pelo modelo de demanda-controle, a expressividade ocorrem quando há alta demanda e baixo controle
2) Karasek explicita o modelo onde pode ocorrer o stress ou levar à monotonia, a depender de 4 fatores: alta demanda, baixa demanda,alto controle e alta demanda.
No caso do burn out o stress ocorre quando há alta demanda e baixo controle
3) o quiet quiting se caracteriza como um termo em inglês que traduzido denomina-se demissão silenciosa.
Há vários fatores que podem levar ao quiet quiting, ou à sua subvariância denominada acting your wage. No quiet quiting o trabalhador reduz ao minimo possivel o número de atividades a serem realizadas ou tarefas prescritas, isolando-se e escondendo-se dentro do ambiente organizacional, que por questões organizações e de valorização, que acabam desestimulando o trabalhador a executar as suas tarefas.
Quanto à subvariância “acting your wage”, há recusa em trabalhos além do que está previsto no contrato, como forma de fazer justiça própria
Ambos pode acarretar situações penosas e até mesmo negativas perante os empregados e também entre o empregador.
Normalmente gerentes ou gestores motivados e que tem boa dinâmica com a equipe, apresentam menos colaboradores desmotivados ou desengajados.