As infecções hospitalares são aquelas que acontecem depois de 48 horas da admissão do paciente ou após realização de qualquer procedimento invasivo, e podem se manifestar durante a internação ou após a alta. As mais comuns são: pneumonia, em especial associada à ventilação mecânica; infecção de corrente sanguínea, principalmente associada ao cateter central; infecções do trato urinário associada ao cateter urinário; e as de sítio cirúrgico.
Elas acarretam aumento do tempo de internação, podendo contribuir ou até causar o óbito do paciente. São dos eventos adversos mais frequentes nos hospitais, caracterizando-se como problema de saúde pública.
Durante a pandemia da covid-19, os pacientes que evoluem com formas graves da doença frequentemente apresentam idade superior a 60 anos, diabetes, doenças pulmonares crônicas entre outras comorbidades, condições que incrementam o risco para o desenvolvimento de infecções fúngicas num cenário de internação hospitalar prolongada, uso de antibióticos, procedimentos médicos invasivos, hemodiálise e ventilação mecânica prolongada. Uma vez presentes, essas condições de risco, várias micoses invasivas foram documentadas em associação à covid-19.
Orientações para vigilância, identificação, prevenção e controle de infecções fúngicas invasivas
em serviços de saúde no contexto da pandemia da COVID-19. NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA N.º 04/2021.
Considerando que o texto apresentado tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo atendendo ao que se pede a seguir.
1 Cite as principais micoses encontradas durante a pandemia. [valor: 2,50 pontos]
2 Descreva quais são as medidas adotadas para redução das infecções hospitalares, no Brasil, no contexto da pandemia da covid-19. [valor: 3,50 pontos]
3 Discorra sobre a vigilância epidemiológica hospitalar (VDH) e apresente atividades estabelecidas pelo Ministério da Saúde a serem desenvolvidas pela VDH. [valor: 3,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Um paciente de 67 anos de idade, hipertenso e diabético, em acompanhamento recente por neoplasia no sistema nervoso central, compareceu ao pronto-socorro com quadro de epigastralgia em queimação, iniciada havia três horas e acompanhada de náuseas. Ele referiu piora progressiva da dor, apesar do uso de antiácido. Estava em uso de hidroclorotiazida 25 mg e metformina 1 g ao dia. No exame físico, apresentava: turgência de jugular a 45°, palidez cutaneomucosa, saturação de oxigênio (em ar ambiente) de 90%, pressão arterial de 88 mmHg × 54 mmHg (média de três medidas), frequência cardíaca de 90 bpm e ritmo cardíaco regular em três tempos (B4), sem sopros. O restante do exame físico foi normal. O …
Uma criança de 9 anos de idade é levada a consulta médica por apresentar dor e edema em joelho direito há 2 dias, sem histórico de trauma. Ao exame físico, apresenta prostração, bloqueio articular e sinal da tecla positivo. Apresenta temperatura axilar de 38,9 °C, VHS = 56 mm/h, PCR = 12 mg/dL, contagem global de leucócitos de 13.400 células/mm² (valor de referência: 4.000 – 11.000 células/mm²) e radiografia do joelho sem diferença da distância no espaço articular.
Com base nas informações descritas na situação hipotética acima, redija um texto dissertativo em atendimento ao que se pede a seguir.
1 Indique a principal hipótese diagnóstica para o caso apresentado. [valor: 3,00 pontos]
2 Indiq…



