Ao refletir sobre procedimentos e instrumentos no trabalho dos assistentes sociais, Trindade (2017) aborda os componentes da dimensão técnico-operativa da profissão. Afirma que em diferentes espaços laborais, as ações de caráter individual são viabilizadas pelo Plantão Social.
1. Como historicamente institui-se o Plantão Social na profissão?
2. Discorra sobre o trabalho do assistente social neste serviço.
3. De que maneira o Plantão Social pode viabilizar o acesso da população aos serviços sociais?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
A população em situação de rua está inserida no grupo das populações vulneráveis, e, conforme disposto no Decreto nº 7.053, de 23 de dezembro de 2009, que institui a Política Nacional para a População em Situação de Rua, trata-se de:
“grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular, e que utiliza os logradouros públicos e as áreas degradadas como espaço de moradia e de sustento, de forma temporária ou permanente, bem como as unidades de acolhimento para pernoite temporário ou como moradia provisória” (BRASIL, 2009).
Nesse sentido, a Secretaria de Atenção Primária à Saú…
Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis
A Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis é o conjunto de ações que proporcionam o conhecimento do padrão de ocorrência, tendência e mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde, com a finalidade de recomendar e adotar medidas de prevenção e controle das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), dos acidentes, das violências e de seus fatores de risco e estimular ações e estratégias que visem a promoção da saúde da população.
As Doenças e Agravos Não Transmissíveis representam a maior causa de morbimortalidade no Brasil e no mundo. Compreendem dois grandes grupos de eventos: as Doenças Crônicas não Transmissíve…
Em um contexto histórico marcado pelo conservadorismo, pela intensificação dos discursos de ódio contra as chamadas minorias, pelos fortes ataques à democracia, pela constante violação de direitos humanos e pela crescente criminalização da pobreza, fica evidente a importância de reafirmar, cada vez com mais veemência, a defesa intransigente dos Direitos Humanos, respaldada pelos princípios fundamentais do Código de Ética do Assistente Social (CRESS-MG, 2022).
Neste sentido, a população trans é um dos segmentos mais afetados pelo preconceito e pelas opressões. Travestis e transexuais sempre estiveram presentes no cotidiano de atuação do Assistente Social, e “(…) o que estas pessoas, com…



