Para situar essa reflexão, apresentam-se textos motivadores para a elaboração de uma redação. Não os copie.
Texto I
A importância da gestão de pessoas nas organizações está no fato de serem elas, as pessoas, que formam a parte “viva” da empresa, ou seja, diferenciam um determinado empreendimento dos demais, determinando, também, a qualidade do produto ou do serviço prestado.
Dessa forma, o empreendedor atento tem que determinar especial atenção ao capital humano de sua empresa. Estará bastante inclinado ao insucesso um negócio com cujo sucesso as pessoas que o compõem não estejam comprometidas.
É fácil conseguir tal comprometimento? Pensamos que não, daí a grande importância da gestão de pessoas nas organizações.
JUNIOR, Walter. Estudo Administração. 27/01/2015. Disponível em: <http://www.estudoadministracao.com.br/ler/gestao-de-pessoas-nas-empresas/>. Acesso em: 06 set. 2015. Adaptado.
Texto II
Há uma série de fatores que interferem para que o indivíduo seja infeliz no trabalho. Primeiro, as más condições, tarefas intensas e repetitivas, entre tantas outras causas. Depois, há as razões subjetivas, quando a pessoa não se realiza dentro de determinado ofício ou ocupação. Quando isso acontece, é porque não é o que gostaria de estar fazendo ou porque o trabalho que faz, com o tempo, se tornou insuportável.
FAVA, A. R. Trabalho como fonte de prazer (ou não). Revista Universidade Estadual de Campinas, 11 a 17 de novembro de 2002.Disponível em: <http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/jornalPDF/198-pag02.pdf>. Acesso em: 06 set. 2015. Adaptado.
Texto III
A expectativa do trabalhador com relação ao trabalho e ao que a empresa espera dele está em constante evolução. O mundo mudou, as empresas mudaram e o comportamento humano também.
Revista Mais Equilíbrio. Disponível em: <http://www.maisequilibrio.com.br/bem-estar/trabalhar-com-prazer-7-1-6-650.html>. Acesso em: 06 set. 2015. Fragmento.
Texto IV
Curioso observar que o trabalho, ao longo da história, nem sempre teve a conotação de necessidade natural e dignificante do ser humano, permitindo que ele expanda suas energias, desenvolva sua criatividade e realize suas potencialidades.
SALIM, J. J. Sobre pessoas e organizações. In: FARO, C. (Org.) Administração bancária: uma visão aplicada. Rio de Janeiro: FGV,
2014. p. 235-236.
Texto V
Na atualidade, ganharam notoriedade temas como equipes e grupos; liderança e motivação; cultura e poder; comunicação interpessoal, mudança e inovação; ética e responsabilidade social.
O entendimento contemporâneo de que as organizações são grupos humanos e meios estruturados para atingir determinado fim, de que são as pessoas que administram que utilizam sistemas e ferramentas administrativas e dão sentido ao que fazem tem levado alguns estudiosos de nosso tempo a preferir gestão de pessoas, em vez de administração de recursos humanos.
SALIM, J. J. Sobre pessoas e organizações. In: FARO, C. (Org.) Administração bancária: uma visão aplicada. Rio de Janeiro: FGV,2014. p. 245. Adaptado.
A leitura dos textos acima revela que o conceito de trabalho pode ser abordado sob um ponto de vista pessoal, focalizando o sentimento do indivíduo em relação à sua atividade profissional, ou sob o ponto de vista do funcionamento da organização. Tomando como ponto de partida essas reflexões, elabore um texto dissertativo-argumentativo abordando o seguinte tema:
É possível conciliar os interesses pessoais do trabalhador e os interesses da organização?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.



