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Q171675 | Arquivologia
Banca: IBFCVer cursos
Ano: 2022
Órgao: PC BA - Polícia Civil do Estado da Bahia
Cargo: Escrivão de Polícia - PC BA

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De acordo com Rodrigues, 2013, no momento em que a gestão de documentos é incorporada definitivamente pela Arquivística, a necessidade de identificação de documentos se torna ainda mais premente, como condição para a formulação de requisitos normalizados para a classificação e avaliação documental e para o planejamento da produção documental e controle de sua tramitação (RODRIGUES, 2013. p.77). Com base nessa afirmação, discorra sobre o conceito de gestão de documentos, os resultados que podem ser alcançados a partir da implementação e dos principais instrumentos norteadores


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1) Apenas um exemplo. O conteúdo real é bem diferente. O tipo de auditoria mais apropriado para o caso é a auditoria de regularidade ou de conformidade. No que tange ao objeto auditado, pode-se extrair dois tipos principais de auditoria: a auditoria de regularidade (ou conformidade) e a auditoria operacional (ou de desempenho). Segundo a Organização Internacional de Entidades Fiscalizadoras Superiores – INTOSAI, a Auditoria de regularidade (regularity audit) compreende Auditoria financeira, Auditoria de controles internos e Auditoria da legalidade de atos administrativos. Já a auditoria operacional, por sua vez, tem um foco mais voltado para a gestão. Segundo o Manual de Auditoria Operacional do TC, a auditoria operacional é o processo de coleta e análise sistemáticas de informações sobre características, processos e resultados de um programa, atividade ou organização, com base em critérios fundamentados, com o objetivo de aferir o desempenho da gestão governamental. Tópico 2: Três procedimentos de auditoria que deverão ser adotados. Justifique-os. Há uma série de procedimentos de que podem ser adotados no processo de fiscalização e auditoria, que podem ser citadas na resposta. 1) Avaliação do Sistema de Controle Interno: avaliação dos controles que auxiliam a entidade a cumprir as leis, as normas e os regulamentos; 2) Circularização (Confirmação Externa): confirmação, junto a terceiros, de fatos alegados pela entidade; 3) Exame e comparação de livros e registos: o confronto, o contejamento e a comparação de registros e documentos, para a comprovação da validade e autenticidade do universo, população ou amostra examinada; 4) Exame e comprovação documental: consistem em apurar, demonstrar, corroborar e concorrer para provar, acima de qualquer dúvida cabível, a validade e autenticidade de uma situação, documento ou atributo ou responsabilidade do universo auditado, através de provas obtidas em documentos integrantes dos processos administrativo, orçamentário, financeiro, contábil, operacional, patrimonial, ou gerencial do ente público no curso normal da sua atividade e dos quais o profissional de auditoria governamental se vale para evidenciar suas constatações, conclusões e recomendações.

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MatériaArquivologia
BancaIBFC

Desde o desenvolvimento da arquivologia como disciplina, a partir da segunda metade do século XIX, talvez nada a tenha revolucionado tanto quanto a concepção teórica e os desdobramentos práticos da gestão ou administração de documentos estabelecidos após a Segunda Guerra Mundial. No entanto, trata-se de um conceito emergente, alvo de controvérsias e uma experiência ainda restrita a poucos países.

José Maria Jardim. O conceito e a prática de gestão de documentos. In: Acervo, Rio de Janeiro, v. 2, n.º 2, jul./dez. 1987, p. 35-42 (com adaptações).

Considerando que o texto acima tem caráter unicamente motivador, responda as seguintes perguntas sobre gestão de documentos e justifique suas respost…

De acordo com Rodrigues, 2013, no momento em que a gestão de documentos é incorporada definitivamente pela Arquivística, a necessidade de identificação de documentos se torna ainda mais premente, como condição para a formulação de requisitos normalizados para a classificação e avaliação documental e para o planejamento da produção documental e controle de sua tramitação (RODRIGUES, 2013. p.77). Com base nessa afirmação, discorra sobre o conceito de gestão de documentos, os resultados que podem ser alcançados a partir da implementação e dos principais instrumentos norteadores

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