O que podemos aprender com a gripe espanhola para o pós-pandemia
Doença que provocou milhões de mortes entre 1918 e 1920 alimentou xenofobia no mundo e alterou relações de poder em vários países. Ao olhar para seus efeitos, lições podem ser tiradas para o fim da pandemia da covid-19.
Crises provocam não somente medo e ressentimento, mas também trazem impulsos positivos e soluções criativas.
A comunidade mundial pode superar essas fortes crises somente com união, numa estreita cooperação internacional. Depois da gripe espanhola, essa constatação levou a fundação da Organização de Saúde da Liga das Nações, percursora da Organização Mundial de Saúde (OMS). Para muitos Estados, se tornou claro sua responsabilidade pelos cuidados de saúde pública, que não deveria ficar somente a cargo de organizações de assistência social, igrejas e instituições médicas privadas, como antes.
Também depois do coronavírus, os sistemas de saúde em todo o mundo serão colocados à prova.
Além disso, a gripe espanhola alterou ainda as relações de poder político e social em diversos lugares. Por exemplo, na Índia. A pandemia matou a população indiana e não os colonizadores ingleses. As injustiças no acesso a tratamentos médicos fortaleceram a resistência, e Mahatma Gandhi, que chegou a adoecer também, se tornou líder do movimento de independência em 1919.
Fonte:https://www.dw.com/pt-br/o-que-podemos-aprender-com-a-gripe-espanhola-para-o-p%C3%B3s-pandemia/a-53263637
Com base nos textos e seus conhecimentos, elabore um texto argumentativo que responda à seguinte questão: O MUNDO PÓS-PANDEMIA SERÁ MAIS SOLIDÁRIO?
Para responder ao tema, discorra, necessariamente sobre:
1- Impactos negativos e positivos da pandemia da Covid-19.
2- Exemplos de solidariedade no mundo pós-pandemia.
Obs.: A questão prescinde de título.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Leia os textos abaixo com atenção:
Texto 1

Texto 2

Texto 3
Mais do que aumentar o acesso a linhas de telefone, o avanço das telecomunicações viabiliza a implantação das inovações tecnológicas que vêm transformando radicalmente o modo de vida de toda a sociedade. A disponibilização de novas tecnologias de acesso aumenta a capacidade das empresas nacionais de produzir e realizar negócios no mercado interno e externo, impactando positivamente a competitividade do Brasil diante do mundo globalizado.
Disponível em: http://economia.estadao.com.br/noticias/geral,o-avanco-dastelecomunicacoes-imp-,546036 Acesso em 03 out. 2016
A partir da leitura dos textos acima e dos conhecimentos adquiridos ao …
Leia o trecho abaixo, extraído do texto “Aprender com as derrotas”.
“Aprender sobre Empatia: sempre que vemos atletas profissionais comemorando uma conquista, percebemos a intensidade com que pulam, gritam para mostrar que, enfim, conquistaram algo bastante almejado. Mas como se sente o rival derrotado, vendo tudo aquilo?”
Responda: O que é empatia, a partir desse trecho? JUSTIFIQUE sua resposta com argumentos consistentes.
Texto I
Poema em linha reta (Álvaro de Campos)
“[…]
Toda a gente que eu conheço e que fala comigo
Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho,
Nunca foi senão príncipe – todos eles príncipes – na vida…
Quem me dera ouvir de alguém a voz humana
Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia;
Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia!
Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam.
Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil?
Ó príncipes, meus irmãos,
Arre, estou farto de semideuses!
Onde é que há gente no mundo?
[…]”
(Fernando Pessoa. Quando fui outro. Rio de Janeiro: Objetiva, 2006.)
Texto II
A internet nos pressiona a ser feliz?
Hoje a pressão por viajar e…



