Texto 1
O ultimato de Elon Musk para que os funcionários da Tesla deixem de lado o home office (“trabalho em casa”) e voltem para o escritório colocou a pessoa mais rica do mundo no centro do debate sobre o futuro do trabalho, mostrando mais uma vez que alguns diretores de empresas permanecem surdos às crescentes demandas por flexibilidade. “Todos na Tesla são obrigados a passar um mínimo de 40 horas no escritório por semana”, Musk escreveu em mensagem dirigida aos seus funcionários.
No mercado de trabalho americano hoje, a política de Musk pode lhe custar alguns talentos. Segundo disse Brian Kropp, chefe de pesquisa de recursos humanos da Gartner, uma empresa de consultoria em tecnologia, as empresas que exigirem o trabalho presencial “terão acesso a um banco de talentos menor ou terão que pagar um prêmio de compensação para forçar os funcionários a voltar”. Aqueles que estão no escritório em tempo integral relatam níveis mais altos de estresse e ansiedade, e mais da metade prefere trabalhar com flexibilidade pelo menos parte do tempo.
Musk não aceita isso. Em seu memorando, disse que a Tesla teria “falido há muito tempo”, se ele não tivesse “vivido tanto na fábrica – para que aqueles na linha de produção pudessem me ver trabalhando ao lado deles”. Ele também ridicularizou as empresas com políticas de local de trabalho mais flexíveis: “quando foi a última vez que elas entregaram um ótimo produto? Faz algum tempo”.
(Matthew Boyle. “Por que o ultimato de Elon Musk na Tesla afronta a nova realidade do home office”. https://valor.globo.com, 02.06.2022. Adaptado.)
Texto 2
Muitos gestores de empresas temem que a impossibilidade de acompanhar de perto o que é desenvolvido por sua equipe pode prejudicar a produtividade e, consequentemente, os resultados apresentados. Esse raciocínio passa pela crença de que, uma vez que trabalham em casa, os colaboradores podem ser menos disciplinados em suas atividades.
No entanto, diversas pesquisas mostram que essa visão está equivocada. Um teste controlado com funcionários da agência de viagens chinesa Ctrip, como parte de um estudo da Universidade de Stanford, realizado pelo professor de economia Nicholas Bloom, mostra que os profissionais que trabalhavam em casa aumentaram a produtividade em 13%. Mais satisfeitos, eles faziam menos pausas e ficavam menos doentes. Outra vantagem do trabalho remoto, para construírem equipes mais produtivas, está relacionada à forma de admissão. Em vez de recrutar apenas trabalhadores da sua região, os empregadores têm acesso a um mercado global de profissionais qualificados on-line. As empresas também podem se beneficiar com a diminuição dos gastos com energia elétrica, aluguel de imóveis e a aquisição de máquinas e equipamentos.
(Gustavo Andrade. “As vantagens do home office: o que dizem estudos e pesquisas”. https://digilandia.io, 07.04.2020. Adaptado.)
Texto 3
As empresas e os chefes que defendem o trabalho no escritório, como James Rodgers, líder de uma equipe de relações públicas de uma empresa americana, entendem que ter mais visibilidade de sua equipe é central. Segundo ele, o trabalho presencial “não é para que se possa microgerenciar os funcionários, mas para se entender em quais atividades eles podem precisar de mais apoio”. “É mais fácil entender se um membro da equipe está tendo problemas com uma tarefa quando ele está sentado na sua frente”, adiciona.
Além da maior visibilidade, esses mesmos chefes também enfatizam que as melhores possibilidades sociais e criativas para os funcionários estão no escritório. Por exemplo, conversas no corredor podem estabelecer relações entre as pessoas ou a apresentação de novos funcionários pessoalmente permite que surjam ideias espontâneas. “Fizemos o melhor durante as quarentenas, na pandemia de covid-19, para tentarmos ser o mais criativo, mas é muito difícil quando você precisa agendar uma conferência para tudo”, afirma Daniel Bailey, de 34 anos, que é diretor da uma empresa de pesquisa de calçados sediada em Londres.
(Maddy Savage. “Home office: o que os chefes realmente pensam sobre o trabalho em casa”. https://www.bbc.com, 14.09.2021. Adaptado.)
Com base nos textos apresentados e em seus próprios conhecimentos, escreva um texto dissertativo-argumentativo, empregando a norma-padrão da língua portuguesa, sobre o tema:
A troca do trabalho integralmente presencial pelo home office é vantajosa para as empresas?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
TexTo 1

TexTo 2
O número de mães solo, aquelas que cuidam sozinhas de seus filhos, aumentou 17,8% na última década, passando de 9,6 milhões em 2012 para 11,3 milhões em 2022. Esta situação gera ainda mais dificuldades para o ingresso dessas mulheres no mercado de trabalho. Esse é o resultado de uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O estudo indica que a maior parte dessas mães, pouco mais de 70%, vive apenas com seus filhos, é formada por mulheres negras, com baixa escolaridade, e está no Norte e Nordeste do país.
Janaína Feijó, responsável pelo estudo, resume a dificuldade enfrentada por essas mães: “essa mãe praticamente não tem com quem contar, não tem uma rede de ap…
Texto I
A Inteligência Artificial Generativa é um ramo da inteligência artificial projetado para criar conteúdos, como textos, áudios, imagens, vídeos e até códigos de software. Essa tecnologia se baseia em modelos computacionais avançados, que aprendem padrões a partir de grandes volumes de dados. Inteligência Artificial Generativa No setor público, as ferramentas de IAG oferecem oportunidades para modernizar processos, como automação de tarefas repetitivas, redação de documentos e criação de materiais visuais. Contudo, sua adoção deve ser feita de forma criteriosa, garantindo que os benefícios superem os riscos e que o uso esteja alinhado com valores éticos e regulatórios.
https://www.gov.…
Texto 1
Os Modelos de Linguagem de Grande Escala (Large Language Models ou LLMs) são um tipo de modelo de Inteligência Artificial (IA) criado para entender e gerar textos. Esses modelos são treinados em grandes volumes de dados da internet, aprendendo padrões sobre como as palavras e frases são comumente usadas juntas. O ChapGPT é um exemplo de LLMs.
(Data Science Academy. “O que são Large Language Models (LLMs)”. https://blog.dsacademy.com.br, 19.06.2023. Adaptado.)
Texto 2
Roberto Pearl, professor da Escola de Medicina de Stanford e ex-diretor da Kaiser Permanente, grupo de médicos dos Estados Unidos com mais de 12 milhões de pacientes, defendeu o uso do ChatGPT por parte dos profissionais…



