Quando um país investe em educação, a tendência é que isso influencie no crescimento econômico, bem como no desenvolvimento cultural e social. No entanto, quando há barreiras no acesso à educação, isso pode resultar no aumento: do desemprego; da criminalidade; da discriminação.
Sem um ensino de qualidade, há dificuldades de inserção no mercado de trabalho, além de chances menores de conquistar vagas em vestibulares ou concursos públicos. A desigualdade social no Brasil fica evidente quando a educação não é prioritária, pois o conhecimento faz com que a população tenha consciência dos seus direitos.
https://www.oxfam.org.br/blog/acesso-a-educacao-no-brasil-os-desafios-da-luta-pela-igualdade/
A educação é um complexo constitutivo da vida social, que tem uma função social importante na dinâmica da reprodução social, ou seja, nas formas de reprodução do ser social, e que numa sociedade organizada a partir da contradição básica entre aqueles que produzem a riqueza social e aqueles que exploram os seus produtores e expropriam sua produção.
Internet: <www.cfess.org.br> (com adaptações).
Lei n.º 9.394, de dezembro de 1996
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional
Art. 1.º A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.
Internet: <www.planalto.gov.br>.
Considerando que os textos precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto acerca do seguinte tema.
AS DESIGUALDADES SOCIAIS E O DIREITO À EDUCAÇÃO
Em seu texto, aborde os seguintes aspectos:
- Discorra sobre o direito constitucional à educação;
- Relacione a desigualdade social e o efetivo exercício do direito a educação;
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Combater a extrema desigualdade no mundo é uma medida necessária e cada vez mais defendida por economistas e especialistas de diferentes perspectivas ideológicas. É fácil compreender a defesa dos estudiosos ao se deparar com dados da disparidade: enquanto o 1% mais rico do mundo acumula mais que o dobro da riqueza de 92% da população, quase metade das pessoas no Planeta sobrevive com menos de cinco dólares e meio por dia. Os dados são da Oxfam, organização internacional de combate à pobreza e à injustiça social, publicados em 2020.
Internet: <revistadarcy.unb.br> (com adaptações).
Uma pesquisa do Instituto Atlas‑Intel e veiculada em artigo da revista Piauí, de fevereiro de 2024, detalh…
A agência europeia do clima confirmou que este janeiro marcou as maiores temperaturas de todos os tempos para o mês, o que reforça o alerta de cientistas acerca da aceleração do aquecimento do planeta. A temperatura média do ano ficou 1,5 °C acima do registrado no período pré-industrial. Toda a série histórica é elaborada desde 1850.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Aquecimento global: o perigo que ronda o planeta
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) relação entre o homem e o meio ambiente;
b) Revolução Industrial e seus efeitos na natureza; e
c) enfrentamento do p…
O que está acontecendo com o dólar?
Há uma série de fatores que, juntos, ajudam a explicar a forte valorização do dólar nos últimos meses. Desde o final de maio, a moeda americana acumula alta de mais de 6% em relação ao real, refletindo tanto fatores internos quanto o quadro internacional.
Por aqui, há questões antigas e novas. Analistas reforçam uma preocupação que vem desde o início do mandato do presidente, com os cofres do governo. Há dúvidas sobre o quanto a equipe econômica deverá conseguir controlar as contas públicas.
Os últimos dados divulgados pelo Banco Central (BC), por exemplo, indicam que as contas do setor público consolidado apresentaram um déficit primário de R$ 63,9 bilhõe…



