Texto I
A etimologia da palavra trabalho para explicar comportamentos
sex, 17/07/2015 – 14:56
Por RDmaestri
Nas línguas latinas, a palavra trabalho (trabajo – es, travail – fr, lavoro – it) tem uma origem etimológica certa que vem de duas correntes, em português, espanhol e francês, ela tem sua origem no vocábulo latino “TRIPALIU”, que era nada mais nada menos que um instrumento de tortura formado por três paus que serviam para estripar os torturados. No italiano, que, por mais incrível que pareça, é o que mais foge da origem das outras, lavoro é associado a Fadica, ou seja, cansaço. No alemão, a palavra Arbeit, vem diretamente das palavras servidão ou escravidão.
Por outro lado, do inglês se têm três palavras para definir a mesma coisa, Work, Job e Labor, sendo que há inclusive para a palavra Work diferentes origens e diferentes significados, desde fazer algo, ou ação, do inglês arcaico, ou simplesmente fazer algo, do alemão arcaico. Já Job, bem mais recente, seria uma parte de um trabalho, algo como um serviço de um temporário, a terceira palavra, Labor, tem origem no latim, laborem, que carrega um sentido mais pesado de esforço, dor e fadiga.
Como podemos ver, os povos latinos acham o trabalho uma verdadeira tortura e associam como uma forma de os aristocratas obrigarem os escravos a trabalharem. Para os germânicos, o trabalho é quase uma servidão, algo obrigatório ao escravo ou servo.
Produção textual
Todo trabalho é uma atividade, mental ou física, que produz bens ou serviços, portanto, é uma atividade produtiva. As pessoas, de modo geral, têm uma relação ambígua com o trabalho que exercem: nem sempre o consideram estritamente sob um ângulo positivo, embora desejem tê-lo.
Contudo, para que seja fonte de crescimento para o profissional e a empresa, é preciso harmonizar os interesses de ambos, evitando adoecimento físico e/ou emocional.
De que maneira isso seria possível?
Que competências e/ou habilidades, contemporaneamente, são cruciais para que se alcancem os objetivos tanto no âmbito pessoal quanto no profissional?
Em texto argumentativo bem estruturado, discuta a afirmação acima e proponha respostas para as questões apresentadas.
Dê um título ao seu texto.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Texto 1
“Sou integrante de uma geração que começa a discutir a masculinidade e poderia estar mais maduro quando apareceram em minha vida o João, hoje com 11 anos, e a Maria, de 7. O fato é que essa ainda é uma trilha difícil, sobre a qual pesa um machismo, às vezes nas entrelinhas, que resiste ao tempo. Sensibilidade e cuidados, em pleno século XXI e com tantos avanços, parecem ainda não ser temas do universo masculino.”
Texto 2
“Isso não é coisa de homem!”. Será mesmo? Quem nunca ouviu frases como “menino não chora”, “menino não pode usar rosa”, “menino não brinca de boneca nem casinha” e, ainda, “meninos não se abraçam”? Aposto que, muitas vezes ao longo de todas as nossas vidas, pelo meno…
Texto – O século XX foi marcado pelo uso crescente de veículos automotores. Desde então observam-se com maior frequência episódios críticos de poluição do ar. Com o aumento alarmante da poluição e a ameaça de escassez das reservas de petróleo, estudiosos de vários países investem esforços na procura de novas fontes alternativas de energia, como hidrogênio e biomassa. De acordo com pesquisadores, a mudança definitiva do século pode ser representada pela revolução nos transportes, por meio de tecnologias que já foram criadas e que poderão estar acessíveis em menos de 20 anos.
(http://www.comciencia.br)
O texto aborda o problema da procura de um novo modelo energético. O Brasil se encont…
Texto 1
“Sempre fui um defensor do politicamente correto. Algumas mudanças na ética verbal, porém, me parecem contraproducentes. Em certo momento dos anos 90, “favela” virou “comunidade”. “Favelado” era um termo pejorativo e é compreensível que os moradores destas áreas não quisessem ser chamados assim, mas mudar para “morador de comunidade”, embora amacie na semântica, não leva água encanada, esgoto e luz para ninguém. Pelo contrário.”
Texto 2

Disponível em: https://cantinholiterariososriosdobrasil.wordpress.com/2015/07/13/politicamente-correto-armandinho-tirinha-de-alexandre-beck/ Acesso em: 23 set. 2022.
Após a leitura dos textos e refletin…



