ESTUDO DE CASO – Considere a seguinte situação hipotética: Mauro, empregado da empresa X, inconformado com a situação política atual do país, através das redes sociais e dos sindicatos de diversas categorias profissionais, marcou reunião de apoio ao impeachment da Presidente da República, na cidade de São Paulo, na calçada da Av. Paulista, em frente à Estação do Metrô Trianon-MASP. A reunião foi previamente comunicada às autoridades responsáveis respeitando todas as formalidades exigidas, não sendo requerida nenhuma autorização expressa. Diana, também empregada da empresa Z, tendo retornado ao trabalho há 15 dias de uma licença de maternidade de cento e vinte dias, ao tomar conhecimento da reunião de Mauro, sendo defensoria do atual governo, marcou, também pelas redes sociais, reunião de apoio ao Presidente da República para o mesmo dia, no mesmo horário, e no mesmo local, não comunicando e nem solicitando autorização previamente a qualquer autoridade. No referido dia, um caos se instalou no local, uma vez que as pessoas dos dois grupos passaram a se enfrentar fisicamente, causando, inclusive, danos à estrutura da fachada da empresa X localizada nas proximidades. Diante dos fatos, a referida empresa rescindiu o contrato de trabalho com Mauro e Diana por justa causa alegando incontinência de conduta de Mauro e ato de indisciplina de Diana.
Neste caso, considerando que ambas as reuniões forram marcadas após o horário de trabalho de Mauro e Diana, bem como que os empregados não se utilizaram da estrutura da sua empregadora para marcar as referidas reuniões, responda, fundamentadamente:
A. Mauro e Diana respeitaram a Constituição Federal no tocante ao exercício do direito de reunião?
B. A empresa X rescindiu corretamente os contratos de trabalhos de seus empregados?
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Considere a seguinte situação hipotética:
No dia 25 de Novembro de 2014, foi publicada a Lei Estadual nº 01 aumentando a base de cálculo do imposto sobre a propriedade de veículos automotores para o exercício de 2015 no Estado do Piauí.
No dia 27 de Novembro de 2014, foi publicada a Lei Estadual nº 02 instituindo impostos sobre templos de qualquer culto localizado no Estado do Piauí.
No dia 3 de Dezembro de 2014, foi publicada a Lei Estadual nº 03 instituindo imposto sobre o patrimônio, renda ou serviços dos partidos políticos com sede no Estado do Piauí.
No dia 12 de Dezembro de 2014, foi publicada a Lei Estadual nº 04 instituindo imposto sobre jornais com circulação somente dentro do Estad…
Suelen, mulher transexual, comparece à Defensoria Pública de Antares/RS relatando ter sido vítima de violência sexual na noite anterior. Informa que foi abordada por um homem que, mediante violência física e ameaça, a obrigou a manter relação sexual anal sem preservativo.
Após o crime, uma policial militar feminina foi designada para acompanhá-la ao Hospital Municipal Quitéria Campolargo, referência no atendimento a mulheres vítimas de violência sexual e único da rede pública municipal a oferecer atendimento multidisciplinar e profilaxia para infecções sexualmente transmissíveis.
No hospital, a servidora responsável pela triagem, de forma ríspida e diante de outros pacientes, recusou-se a ut…
Sr. Antônio procura o atendimento da Defensoria Pública do estado do Amapá dizendo que seu filho, Flávio, é usuário do plano de saúde “Saúde Para Todos” e está internado em ala de saúde mental do Hospital de Clínicas de Macapá há 45 dias. Seu quadro de saúde continua instável e o médico assistente informou à família acerca da necessidade de manutenção da internação, mas Sr. Antônio não compreendeu ainda qual patologia acomete seu filho, nem mesmo se o diagnóstico é de transtorno mental ou neurológico, e se tal situação configura deficiência mental ou intelectual.
Flávio completou 59 anos na última semana, e Sr. Antônio soube que haverá reajuste no valor mensal do referido plano. …



