Cerca de 2,4 bilhões de mulheres em todo o mundo têm menos oportunidades e direitos econômicos que os homens. Embora progressos tenham sido feitos, a diferença entre os ganhos esperados ao longo da vida de homens e mulheres globalmente é de 172 trilhões de dólares, quase duas vezes o somatório do produto interno bruto (PIB) anual de todos os países do mundo. Os dados são do relatório Mulheres, Empresas e o Direito, do Banco Mundial (2022). De acordo com esse levantamento, 178 países mantêm barreiras legais que impedem a plena participação econômica das mulheres; 95 países não garantem a remuneração igualitária no mesmo trabalho; e, em 86 países, as mulheres enfrentam restrição ao mercado de trabalho.
No contexto da pandemia de covid-19, apesar do efeito desproporcional da crise sanitária na vida e nos meios de subsistência das mulheres, 23 países reformaram suas leis em 2021 para promover a inclusão econômica das mulheres.
Quanto ao destaque por região, as economias avançadas continuam melhorando os indicadores. Doze países, todos participantes da Organização para a Cooperação e Desenv olv imento Econômico (OCDE), oferecem condições iguais para homens e mulheres em todas as áreas. É o caso de Bélgica, França, Portugal, Espanha e Suécia.
No índice do Banco Mundial, Europa e Ásia Central ocupam a segunda posição, com a pontuação mais alta. A América Latina e o Caribe ficaram com a terceira posição, com destaque para o Peru e o Paraguai. O Brasil tem nota 85 de 100 (mesmo nível da Venezuela), estando atrás de outros 11 países da região.
Daniela Longuinho. Países ainda impedem a participação econômica de mulheres na sociedade.
Internet: <www.agenciabrasil.ebc.com.br> (com adaptações).
Considerando que as informações precedentes tenham caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO
Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Discorra a respeito da luta das mulheres por direitos trabalhistas, considerada a realidade brasileira no contexto mundial. [valor: 9,50 pontos]
2 Mencione benefícios da equidade entre homens e mulheres no cenário socioeconômico. [valor: 9,50 pontos]
3 Cite exemplos de ações governamentais que se destinem a garantir a participação plena das mulheres no cenário econômico. [valor: 9,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Ataque à C&M é maior golpe sofrido por instituições financeiras do Brasil, afirma polícia
O desvio de valores de contas da C&M, empresa que conecta bancos e fintechs ao sistema PIX, do Banco Central (BC), já é considerado o maior golpe sofrido por instituições financeiras no Brasil, de acordo com a Polícia Civil de São Paulo. Há estimativas de que foram desviados ao menos R$ 800 milhões dos clientes da empresa. A investigação aponta que as operações foram todas feitas com Pix, disse o delegado Renato Topan em coletiva esta manhã.
Fonte: https://istoedinheiro.com.br/ataque-a-cm-e-maior-golpe-sofrido-por-instituicoes-financeiras-do-brasil-afirma-policia
PF investiga fraude com sites …
As tecnologias de inteligência artificial (IA) são desenvolvidas e aplicadas em diferentes campos científicos, como biologia, física, matemática e ciências sociais, tendo o potencial de elevar a qualidade da pesquisa científica. Contudo, embora se reconheçam aspectos positivos no uso de IA na pesquisa científica, são também identificadas preocupações, que incluem principalmente a opacidade das ferramentas de IA, consideradas por muitos “caixas-pretas”, que não permitem entender as razões subjacentes aos resultados gerados por IA.
Virgílio Almeida e Elen Nas. Desafios da IA responsável na pesquisa científica.
In: Revista USP, São Paulo, n.º 141, 2024 (com adaptações).
A introdução da IA no me…

Há dois mil anos, os romanos consolidaram as ideias de fronteira e lei como pilares de seu império. Além da lei e da fronteira, só existia a barbárie. Como lembra Umberto Eco, se lei e fronteira não são reconhecidas, então, não pode haver civitas — a cidadania. O longo período de trevas em que o mundo europeu mergulhou na Idade Média surgiu em decorrência do rompimento das fronteiras romanas e de suas leis. Só a lenta organização dos Estados europeus, forjando leis nacionais e desenhando fronteiras, recriou a civilização como a conhecemos, muitos séculos depois.
O mundo contemporâneo flexibilizou os limites que já não são quase visíveis fisicamente. Podemos cruzar de avião muitas fronteiras…



