Cerca de 2,4 bilhões de mulheres em todo o mundo têm menos oportunidades e direitos econômicos que os homens. Embora progressos tenham sido feitos, a diferença entre os ganhos esperados ao longo da vida de homens e mulheres globalmente é de 172 trilhões de dólares, quase duas vezes o somatório do produto interno bruto (PIB) anual de todos os países do mundo. Os dados são do relatório Mulheres, Empresas e o Direito, do Banco Mundial (2022). De acordo com esse levantamento, 178 países mantêm barreiras legais que impedem a plena participação econômica das mulheres; 95 países não garantem a remuneração igualitária no mesmo trabalho; e, em 86 países, as mulheres enfrentam restrição ao mercado de trabalho.
No contexto da pandemia de covid-19, apesar do efeito desproporcional da crise sanitária na vida e nos meios de subsistência das mulheres, 23 países reformaram suas leis em 2021 para promover a inclusão econômica das mulheres.
Quanto ao destaque por região, as economias avançadas continuam melhorando os indicadores. Doze países, todos participantes da Organização para a Cooperação e Desenv olv imento Econômico (OCDE), oferecem condições iguais para homens e mulheres em todas as áreas. É o caso de Bélgica, França, Portugal, Espanha e Suécia.
No índice do Banco Mundial, Europa e Ásia Central ocupam a segunda posição, com a pontuação mais alta. A América Latina e o Caribe ficaram com a terceira posição, com destaque para o Peru e o Paraguai. O Brasil tem nota 85 de 100 (mesmo nível da Venezuela), estando atrás de outros 11 países da região.
Daniela Longuinho. Países ainda impedem a participação econômica de mulheres na sociedade.
Internet: <www.agenciabrasil.ebc.com.br> (com adaptações).
Considerando que as informações precedentes tenham caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema.
A PARTICIPAÇÃO DAS MULHERES NO CENÁRIO ECONÔMICO BRASILEIRO
Ao elaborar seu texto, atenda ao que se pede a seguir.
1 Discorra a respeito da luta das mulheres por direitos trabalhistas, considerada a realidade brasileira no contexto mundial. [valor: 9,50 pontos]
2 Mencione benefícios da equidade entre homens e mulheres no cenário socioeconômico. [valor: 9,50 pontos]
3 Cite exemplos de ações governamentais que se destinem a garantir a participação plena das mulheres no cenário econômico. [valor: 9,50 pontos]
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
O crescimento do acesso de crianças e adolescentes a ambientes digitais trouxe novos desafios à proteção integral prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei nº 8.069/1990). Questões como a exposição precoce a conteúdos impróprios, a coleta abusiva de dados pessoais e a chamada adultização de crianças em redes sociais tensionam o princípio da prioridade absoluta e exigem respostas normativas e tecnológicas. Nesse contexto, ganha relevância o conceito de “segurança por design”, que implica a incorporação, desde a concepção de plataformas digitais, de mecanismos de proteção adequados à faixa etária e ao desenvolvimento infantil.
Com base nesse cenário, redija um texto dissertat…
Ataque à C&M é maior golpe sofrido por instituições financeiras do Brasil, afirma polícia
O desvio de valores de contas da C&M, empresa que conecta bancos e fintechs ao sistema PIX, do Banco Central (BC), já é considerado o maior golpe sofrido por instituições financeiras no Brasil, de acordo com a Polícia Civil de São Paulo. Há estimativas de que foram desviados ao menos R$ 800 milhões dos clientes da empresa. A investigação aponta que as operações foram todas feitas com Pix, disse o delegado Renato Topan em coletiva esta manhã.
Fonte: https://istoedinheiro.com.br/ataque-a-cm-e-maior-golpe-sofrido-por-instituicoes-financeiras-do-brasil-afirma-policia
PF investiga fraude com sites …
De acordo com o Ministério da Saúde, os transtornos mentais e de comportamento relacionados ao trabalho são resultado de contextos de trabalho em interação com o corpo e o aparato psíquico dos trabalhadores. Entre os contextos geradores de sofrimento, estão: (a) a falta de trabalho ou a ameaça de perda de emprego; (b) o trabalho desprovido de significação, sem suporte social, não reconhecido; (c) situações de fracassos, acidente de trabalho ou mudança na posição hierárquica; (d) ambientes que impossibilitam a comunicação espontânea, manifestação de insatisfações e sugestões dos trabalhadores em relação à organização; (e) fatores relacionados ao tempo, ao ritmo e ao turno de trabalho; (f) jor…



