Em entrevista intitulada “Coronavírus: 110 dias que mudaram o mundo”, a historiadora Lilia Schwarcz analisa o cenário de mudanças provocado pela pandemia que atingiu todo o mundo: Mas o mundo, neste momento, é outro? Neste exato momento em que conversamos, o mundo está mudado. Ficar em casa é reinventar sua rotina, se descobrir como uma pessoa estrangeira à nova rotina. Eu me conheço como uma pessoa que acorda de manhã, vai correr, vai para o trabalho, vai para o outro, chega em casa exausta. Agora, sou eu tendo que me inventar numa temporalidade diferente, que parece férias mas não é. É um movimento interior de redescoberta. Insisto que nem todos passam por isso. O filósofo francês Montaigne dizia: “A humanidade é vária”. Nem todos estão passando por isso da mesma maneira, depende de raça, classe, há diferenças, varia muito.
E em relação aos papéis sociais dos homens e das mulheres? Nós, mulheres, já temos um conhecimento distinto dos homens na noção do cuidado, na casa, acho que a mudança vai ser maior para os homens, que não estão acostumados com o dia a dia da casa, com fazer comida, arrumar. Essa ideia de cuidado foi eminentemente uma função feminina.
E estou muito interessada em ver como os homens vão lidar com essa ideia de ficar em casa e ter que cuidar também. É uma experiência muito única que vivemos.
(Adaptado de: https://www.uol.com.br/universa/reportagens-especiais/coronavirus-100-dias-que-mudaram-o-mundo/#100- dias-que-mudaram-o-mundo)
Após a leitura do trecho, e a partir dos seus conhecimentos, redija um texto dissertativo-argumentativo, entre 15 e 30 linhas, discutindo a seguinte questão:
AS MUDANÇAS NO MUNDO SERÃO INEVITÁVEIS APÓS A PANDEMIA?
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Trecho I
O que deu errado com os millennials, geração que foi de ambiciosa a “azarada”.
A primeira geração a conviver desde cedo com computadores pessoais, smartphone, internet e o fluxo global de informações tinha grandes expectativas sobre si própria: com mais anos de educação em relação a seus pais e de composição mais socialmente diversa, os millennials sonhavam com mais prosperidade e impacto global do que muitos gerações que vieram antes.
No entanto, pesquisas internacionais apontam que os millennials – cuja idade atualmente varia entre 26 a 40, mais ou menos – são mais propensos a ter dívidas do que seus antepassados e levam mais tempo, em média, para sair da casa dos pais ou para ati…
Leia os textos a seguir:
Texto 1
Art. 144 – “A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio”
Fonte: Constituição da República Federativa do Brasil. Disponível em https://www.
planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em 22/11/2024
Texto 2
“Pela nossa Constituição de 1988, segurança pública é um direito fundamental e condição essencial para o exercício pleno da cidadania, com liberdade, equidade racial e de gênero; paz e valorização da vida e do meio ambiente. E, como direito, segurança precisa se traduzir em políticas públicas que se guiem pelos prin…
A escala 6×1 é um regime de trabalho em que o trabalhador labora seis dias consecutivos e tem direito a um dia de descanso semanal remunerado (DSR). Esse modelo é comum em setores como comércio, indústria e serviços. Como principais características desse modelo de jornada temos a carga horária diária de até 8 horas, totalizando 44 horas semanais conforme os ditames da CLT e da Constituição. O trabalhador tem direito a um dia de descanso, que pode ser fixo ou alternado, mas deve ocorrer a cada seis dias de trabalho. Pelo menos uma vez ao mês, deve coincidir com um domingo.
Se o trabalhador exceder a carga horár…



