ORIENTAÇÕES:
O não atendimento às orientações abaixo levará à desclassificação da Prova de Redação:
1. A versão final do texto deve ser escrita à caneta preta ou azul;
2. O texto deve ter o mínimo de 25 e o máximo de 30 linhas;
3. Não se deve apresentar nome, assinatura, rubrica ou outras formas de identificação no espaço destinado ao texto;
4. Não se deve apresentar texto escrito com letra ilegível ou feito em forma de desenhos, números, com espaçamentos fora do normal entre palavras ou desrespeitando as linhas da versão definitiva;
5. A redação deve considerar o tipo de texto e a temática solicitados;
6. O texto deve ser escrito na folha de versão definitiva (esta não será substituída em nenhuma hipótese).
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Fragmento do texto 1 “Qual é a importância dos incentivos à cultura?”, de Camila Pinheiro1 – 20/03/18
Cultura, assim como educação, é instrumento de formação do cidadão, serve para desenvolver o senso crítico, possibilitar reflexões. Por este motivo, os direitos culturais são resguardados pela Constituição Federal.
No art. 215 da Magna Carta, temos que a garantia do pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional é dever do Estado, que deverá, inclusive, apoiar e incentivar a valorização e a difusão das manifestações culturais. O Estado, portanto, não é apenas um órgão incentivador, cabendo também a ele, em todas as esferas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios) os papéis de proteger, fomentar e ainda de regular. […]
Embora haja discussões e polêmicas acerca dos incentivos fiscais no âmbito cultural, especialmente no que tange ao uso correto dos recursos, é fato: o fomento ao setor, baseado na isonomia, que garanta a diversidade, a descentralização dos projetos e o pleno acesso à cultura é essencial para o desenvolvimento socioeconômico do país. Incentivar a cultura é incentivar o progresso!
1Advogada especialista em Direito Tributário e Docência no Ensino Superior. Pesquisadora do Direito do Entretenimento. Fonte: institutodea.com/artigo/qual-e-importancia-dos-incentivos-cultura/
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Fragmento do texto 2 “Pesquisa do IBGE mostra como é desigual o acesso à cultura e ao lazer”, por Jornal Nacional – 10/12/2019 21h54
[…] Um relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou as desigualdades de acesso à cultura no país. […] O relatório do IBGE mostra que, de 2014 a 2018, o percentual de trabalhadores na área cultural com carteira assinada caiu de 45% para 34%, e a informalidade cresceu praticamente na mesma medida.
Os dados mostram que o total dos valores investidos em cultura até cresce ao longo dos anos, mas abaixo dos índices de inflação. Pior: ao mesmo tempo a participação do setor dentro dos orçamentos públicos diminui. A pesquisa também revela quem são os maiores prejudicados com isso: “A população de baixa renda, população jovem, pessoas negras, de uma forma geral pessoas que residem em locais menos privilegiados”, disse Jefferson Mariano, analista socioeconômico do IBGE.
Na definição usada pelo IBGE, 44% dos pretos e pardos vivem em cidades sem cinemas, contra 34% da população branca; 37%, em cidades sem museus, contra 25% dos brancos. Em cidades sem nenhum teatro ou sala de espetáculo, a diferença é a mesma.
E mais de um terço das crianças e adolescentes até 14 anos também não têm acesso a esse tipo de lazer cultural. Organizadora de uma versão popular das grandes feiras da chamada cultura geek, jovem, digital, a PerifaCon, Luíze Tavares diz que há uma visão distorcida do jovem da periferia: “A periferia não é entendida como um centro de cultura quando a gente fala de investimento. Em geral, cursos ou até acesso à educação que você tem na periferia são focados em trabalhos manuais, operacionais e nunca artísticos”, disse.
A diretora e representante da Unesco no Brasil, Marlova Jovchelovitch Noleto, diz que, além de fundamental para o desenvolvimento de crianças e jovens, a cultura é importante para toda a sociedade: “O Brasil poderia investir mais, sim, na cultura, e também contribuir para melhorar o acesso, reduzindo a desigualdade”, explicou.
Fonte: https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2019/12/10/pesquisa-do-ibge-mostra-como-e-desigual-o-acesso-a-cultura-e-ao-lazer.ghtml 15
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A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija um texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa debatendo o tema “A democratização do acesso à cultura no Brasil”.
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