O agendamento é muito mais que a clássica asserção de que as notícias nos dizem sobre o que devemos pensar. As notícias dizem-nos também como devemos pensar sobre o que pensamos. Tanto a seleção de objetos para atrair a atenção quanto a seleção de enquadramentos para pensar sobre esses objetos são tarefas poderosas do agendamento.
Maxwell McCombs e Donald Shaw. A evolução da pesquisa sobre o agendamento: vinte e cinco anos no mercado das ideias. In: Nelson Traquina. O poder do jornalismo: análise e textos da teoria do agendamento. Coimbra: Minerva, 2000, p. 131 (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
A hipótese do agenda-setting e o poder de influência do jornalismo
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) definição de agendamento midiático;
b) seleção de notícias;
c) dispositivos jornalísticos de enquadramento noticioso; e
d) influência do jornalismo sobre a opinião pública, pela perspectiva do agenda-setting.
CONTEÚDO EXCLUSIVO
Confira nossos planos especiais de assinatura e desbloqueie agora!
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Os desafios do jornalismo digital estão relacionados à necessidade de preparar as redações, como um todo, e aos jornalistas, em particular, para conhecer e lidar com essas transformações sociais. Além da necessidade de trabalhar com vários tipos de mídia, o jornalismo multimídia precisa desenvolver, no repórter, uma visão multidisciplinar, com noções comerciais e de marketing. Para se ter uma ideia dessa mudança do fazer jornalístico, o portal G1 prepara o repórter para ir à rua com um notebook, um modem wireless para acesso à banda larga, uma máquina fotográfica digital, um gravador de áudio digital e um radiocomunicador.
Pollyana Ferrari. Jornalismo Digital. 4.a ed. São Paulo: Contexto, 20…
O agendamento é muito mais que a clássica asserção de que as notícias nos dizem sobre o que devemos pensar. As notícias dizem-nos também como devemos pensar sobre o que pensamos. Tanto a seleção de objetos para atrair a atenção quanto a seleção de enquadramentos para pensar sobre esses objetos são tarefas poderosas do agendamento.
Maxwell McCombs e Donald Shaw. A evolução da pesquisa sobre o agendamento: vinte e cinco anos no mercado das ideias. In: Nelson Traquina. O poder do jornalismo: análise e textos da teoria do agendamento. Coimbra: Minerva, 2000, p. 131 (com adaptações).
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema…
Nem só de releases vivem as assessorias de imprensa. O excesso de textos enviados aos jornalistas costuma fazê-los desenvolver os mais profundos e negativos sentimentos contra os assessores. É claro que os releases ainda são os melhores instrumentos para algumas divulgações. Mas abusar do uso e ainda querer buscar a simpatia de repórteres e editores para cada abordagem desse tipo é confiar demais na paciência de quem passa maus bocados nas redações. Portanto, acredito que o melhor caminho para uma prática eficiente de assessoria de imprensa seja o de construir relacionamentos éticos e sólidos com os jornalistas. Convenhamos: ninguém consegue isso por meio de um texto enviado indiscriminadame…



