“Kombi era motel na escolinha do sexo”, estampou o extinto jornal Notícias Populares. “Perua escolar carregava crianças para a orgia”, dizia a manchete da também extinta Folha da Tarde. Vinte e oito anos atrás, os donos da Escola de Educação Infantil Base, na zona sul de São Paulo, foram chamados de pedófilos. Sem toga, sem corte e sem qualquer chance de defesa, a opinião pública e a maioria dos veículos de imprensa acusaram, julgaram e condenaram Icushiro Shimada, Maria Aparecida Shimada, Mauricio Alvarenga e Paula Milhim Alvarenga. Chegou-se a noticiar que, antes de praticar as ações perversas, os quatro sócios cuidavam ainda de drogar as crianças e fotografá-las nuas. Na esfera jurídica, entretanto, a história tomou outros rumos. As acusações logo ruíram e todos os indícios foram apontados como inverídicos e infundados. Mas era tarde demais para os quatros inocentados. A escola, que já havia sido depredada pela população revoltada, teve que fechar as portas.
Internet: <https://www.pragmatismopolitico.com.br> (com adaptações).
A autônoma Sarah Monteiro, do Pará, ficou um mês sem sair de casa após uma falsa montagem pornográfica que circulou pelas redes. Aninha Moura, do Piauí, foi morar a 1.500 km de sua cidade natal, para tentar recomeçar a vida, após uma corrente que a acusava de espalhar o vírus HIV a homens. O comerciante Luiz Aurélio, do Rio de Janeiro, teve o seu carro incendiado após um boato de sequestro de crianças. A dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de São Paulo, foi vítima de uma história semelhante e morreu espancada.
“O boato pode vir de uma piada de um grupo de Whatsapp de amigos, com ironia, em uma montagem brincando com uma foto sua. Pode ser um meme que vai circular na família, sem nenhuma
repercussão mais negativa, mas pode acontecer também algo mais trágico, como uma pessoa sendo espancada no meio da rua porque parecia com uma suposta sequestradora de crianças”, diz Fabio Goveia, coordenador do Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura da Universidade Federal do Espírito Santo.
Internet: <https://g1.globo.com> (com adaptações).
Considerando que os textos acima tenham caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
A importância da checagem das informações que circulam nas redes sociais
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) consequências, para a coletividade, da viralização de informações falsas referentes a assuntos de interesse público; e
b) formas de se verificar se uma informação veiculada pelas redes sociais é verdadeira ou falsa.
Ops! Esta questão ainda não tem padrão de resposta.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em texto.
Ops! Esta questão ainda não tem resolução em vídeo.
Questões Relacionadas
Combater a extrema desigualdade no mundo é uma medida necessária e cada vez mais defendida por economistas e especialistas de diferentes perspectivas ideológicas. É fácil compreender a defesa dos estudiosos ao se deparar com dados da disparidade: enquanto o 1% mais rico do mundo acumula mais que o dobro da riqueza de 92% da população, quase metade das pessoas no Planeta sobrevive com menos de cinco dólares e meio por dia. Os dados são da Oxfam, organização internacional de combate à pobreza e à injustiça social, publicados em 2020.
Internet: <revistadarcy.unb.br> (com adaptações).
Uma pesquisa do Instituto Atlas‑Intel e veiculada em artigo da revista Piauí, de fevereiro de 2024, detalh…
A agência europeia do clima confirmou que este janeiro marcou as maiores temperaturas de todos os tempos para o mês, o que reforça o alerta de cientistas acerca da aceleração do aquecimento do planeta. A temperatura média do ano ficou 1,5 °C acima do registrado no período pré-industrial. Toda a série histórica é elaborada desde 1850.
Considerando que o texto acima tenha caráter exclusivamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do tema a seguir.
Aquecimento global: o perigo que ronda o planeta
Ao elaborar seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:
a) relação entre o homem e o meio ambiente;
b) Revolução Industrial e seus efeitos na natureza; e
c) enfrentamento do p…
O que está acontecendo com o dólar?
Há uma série de fatores que, juntos, ajudam a explicar a forte valorização do dólar nos últimos meses. Desde o final de maio, a moeda americana acumula alta de mais de 6% em relação ao real, refletindo tanto fatores internos quanto o quadro internacional.
Por aqui, há questões antigas e novas. Analistas reforçam uma preocupação que vem desde o início do mandato do presidente, com os cofres do governo. Há dúvidas sobre o quanto a equipe econômica deverá conseguir controlar as contas públicas.
Os últimos dados divulgados pelo Banco Central (BC), por exemplo, indicam que as contas do setor público consolidado apresentaram um déficit primário de R$ 63,9 bilhõe…



